Copasa em Movimento
A Transformação é a essência do nosso negócio.
Gerir e gerar a transformação é o propósito da nossa marca.
Como uma empresa de saneamento, tudo o que a Copasa faz passa pela transformação.
A transformação da água de um rio em água potável.
A transformação do esgoto que sai das casas em água tratada e, depois, na água limpa que volta para a natureza.
Nos últimos anos, essa transformação adquiriu uma dimensão ainda maior na Copasa. Um movimento amplo, planejado e consistente que tem se traduzido cada vez mais em melhorias para toda a população.
Movimento que, agora, resulta em uma nova marca e posicionamento para uma nova Copasa.
Uma nova marca, para uma nova Copasa.
Em 60 anos de história, a Copasa passou por poucas alterações em sua marca e identidade visual.
Originalmente pensada como uma forma de representar uma caixa d’água, expressando a literalidade daquilo que a empresa fazia na época, a logomarca representou um tempo e uma história importantes para a companhia.
Depois de tanto tempo, a Copasa não é mais apenas aquela empresa que levava água para a casa das pessoas. Hoje ela é uma das maiores empresas de saneamento do país, levando água para mais de 12 milhões de pessoas e, também, coletando e tratando esgoto em mais de 300 cidades mineiras.
Nesses anos, a Copasa se tornou uma das principais empresas listadas na Bolsa de Valores (Bovespa) e incorporou modelos de gestão que a tornaram um exemplo para o Brasil.
A modernização da gestão e dos processos, resultantes em uma nova forma de pensar o negócio, colocando o cliente como foco de seu trabalho, aliada a um propósito claro e norteador (“Cuidar da água e gerar valor para as pessoas”), colocaram a Copasa a altura dos desafios do seu tempo e provocaram a necessidade de uma ressignificação de todo o ecossistema da sua logomarca e de sua identidade visual, a fim de dialogar com esse novo tempo.
Pilares do Ecossistema da Nova Marca
Quatro pilares nortearam o processo de planejamento, concepção e criação da nova marca da Copasa. Pilares que norteiam, também, todo a jornada de transformação pela qual a companhia se propõe a gerar e gerir todos os dias em prol de seus clientes.
Movimento: o movimento e a fluidez são as características que melhor traduzem o potencial de transformação da água. O caráter orgânico e espontâneo do elemento está representado na nova marca da Copasa.
Totalidade: a água tratada e o esgoto fazem parte do mesmo ciclo de renovação. Ao eliminar a percepção de dicotomia entre os recursos, a nova marca da Copasa permite uma narrativa sobre complementaridade do serviço e a expertise da empresa.
Sustentabilidade: a ideia de ciclo, em geral, já apresenta uma forma universal e acessível. Além das cores escolhidas para o projeto, a utilização desse desenho contribui para que a nova marca da Copasa agregue a inovação e a sustentabilidade como alguns de seus principais atributos.
Proximidade: a água é um elemento que faz parte do dia a dia das pessoas. Para que a Copasa conquiste essa proximidade com os consumidores, sua nova marca dispõe de recursos amigáveis e que trazem o cliente para o centro do negócio.
Copasa em movimento.
A mudança da marca da Copasa expressa o movimento pelo qual toda a companhia vem passando nos últimos 5 anos.
Com uma visão diferente, focada no cliente e na geração de valor para a sociedade, sustentada nas diretrizes de sustentabilidade e responsabilidade de sua Agenda ESG, e com a realização de investimentos recordes para expandir suas operações e superar as metas estabelecidas pelo Marco Legal de Saneamento, a Copasa tem transformado também a sua gestão em todas as frentes.
Transformação na Sustentabilidade
A Copasa tem investido em diversos projetos e ações alinhados às melhores práticas sustentáveis de forma a potencializar a sua Agenda ESG.
A Copasa aderiu ao Pacto Global da ONU, em 2020, quando formalizou o seu comprometimento nas áreas de Meio Ambiente, Trabalho, Direitos Humanos e Anticorrupção.
Todos os processos da Companhia estão alinhados com o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU que busca garantir Água Potável e Saneamento para todos.
Ser socialmente responsável e ambientalmente sustentável.
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Transformação no Atendimento ao Cliente
A Copasa tem investido cada vez mais na centralidade, digitalização e modernização para melhorar o relacionamento com o cliente.
O objetivo é promover a transformação digital do atendimento ao cliente com novas soluções 360º integradas e unificadas por meio de plataformas multicanais de atendimento em todos os pontos de contato: presencial, call center, omnichannel, gestão de agendamento, pagamento digital e gestão de cobrança.
O resultado é um atendimento mais eficiente, eficaz e ágil, melhorando a acessibilidade e facilitando a vida do cliente.
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Transformação nos sistemas de saneamento
A Copasa está investindo 8.1 bilhões entre 2023 e 2027 na ampliação, qualificação e manutenção dos sistemas de engenharia de saneamento.
Mais que atingir, o objetivo é superar as metas estabelecidas pelo Marco Legal de Saneamento que estipula o atendimento, até 2033, de 99% da população com água potável e de 90% com a coleta e tratamento de esgoto.
A Copasa já cumpriu a meta relativa à oferta de água nos municípios em que está presente. A coleta e tratamento de esgoto chega, hoje, a 79%.
Agora, a companhia está investindo pesado para levar saneamento às comunidades rurais e urbanas com alto grau de vulnerabilidade (Programa Universaliza Minas), um movimento de aproximação da companhia com quem mais precisa.
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Transformação da gestão com foco nos nossos clientes
Este novo modelo de gestão da Copasa, reconhece os problemas e assume a responsabilidade de se movimentar e agir para resolver cada desafio, propondo soluções que atendam da melhor forma todas as questões com foco no cliente.
A Copasa está rompendo paradigmas e desbravando novos caminhos para se tornar mais moderna e ágil, mais atuante e eficiente, mais sustentável e transparente.
No abastecimento de água ou no saneamento, é uma nova Copasa para um novo momento.
E essa transformação completa e verdadeira, de dentro para fora e de fora para dentro, acaba de ser materializada em uma nova campanha.
Uma campanha que evidencia a nossa essência transformadora: o movimento contínuo, de superar desafios e mudar para evoluir.
Um ciclo que se renova e se complementa a cada segundo.
Uma nova Copasa que se transforma o tempo todo pelos nossos clientes.
Porque água é vida. E a essência da vida é a transformação.