Copasa e IEF comemoram 10 anos do Parque do Rola-Moça
<>
A solenidade contará com a presença do diretor Técnico e de Meio Ambiente da Copasa, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho, e do diretor geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, entre outras autoridades e entidades ligadas ao meio ambiente.
O destaque será a apresentação do Plano de Educação Ambiental, que já vem sendo implementado no parque. O evento acontecerá no Centro de Combate a Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros, localizado dentro do Parque Estadual.
Segundo o biólogo da superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SPAM), da Copasa, e gerente do parque, Paulo Emílio Guimarães Filho, o Plano de Educação Ambiental tem como objetivo desenvolver um trabalho de conscientização dos professores e alunos da 4a série do ensino fundamental de escolas municipais de Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima, cidades que possuem áreas abrangidas pelo parque.
A programação começará com a caminhada dos alunos da Escola Municipal Benvinda Pinto Rocha. Em seguida, haverá o lançamento do Carimbo Comemorativo dos 10 anos de criação do parque, pelos Correios, em parceria com o IEF. Serão lançados, na ocasião, cartões postais dos parques estaduais do Rola-Moça, do Rio Doce, do Ibitipoca, do Itacolomi, do Rio Preto e de Nova Balden. Haverá, também, apresentações do Grupo de Pára-quedistas Voluntários e do Coral da Copasa.
Outro destaque será a demonstração dos equipamentos de combate a incêndios, utilizados pela Brigada da Copasa, que vem atuando com o Corpo de Bombeiros, e demais brigadas de condomínios, minerações, e indústrias do entorno da unidade de conservação, na prevenção e combate dos focos de incêndios florestais. Recentemente, foi inaugurado no Parque do Rola-Moça o Centro de Combate a Incêndios Florestais, responsável por atender e monitorar os focos de incêndios em todo o Estado. O Corpo de Bombeiros trabalhará, juntamente com a Copasa e o IEF, no Plano de Educação Ambiental do Parque, além de ministrar cursos de treinamento para o combate aos incêndios, às diversas brigadas, atividade que já vem sendo realizada. Ao final, haverá um "café mineiro".