Convênio internacional
O modelo de gestão em saneamento implementado pelo Governo de Minas na Copasa está tornando- se referência internacional e foi escolhido pela Empresa Pública de Águas de Angola – EPAL, como modelo de excelência a ser seguido em Luanda, capital angolana, para a transferência de tecnologias e práticas modernas de gerenciamento do sistema de abastecimento de água.
Protocolo de intenções neste sentido foi assinado nesta 2ª feira, 30.10, em solenidade presidida pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Antonio Augusto Anastasia, na sede da Copasa, em Belo Horizonte. Assinaram o contrato, pela Copasa o presidente, Márcio Nunes e o diretor Técnico e de Meio Ambiente, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho; pela EPAL, o presidente do Conselho de Administração, António Fernandes Rodrigues Belsa da Costa e o diretor da Construtora Norbeto Odebrecht, José Fábio Januário. A construtora é responsável pela implantação do sistema de água na capital angolana.
| |
O convênio prevê, além da transferência de tecnologia nas áreas de engenharia, obras e operação do sistema de abastecimento de água, a elaboração de projetos de desenvolvimento institucional nas áreas administrativa, de transporte, recursos humanos, planejamento, comercial, financeira, informática e meio ambiente.
“Minas tem muito orgulho de assinar o primeiro convênio internacional de cooperação técnica. Isso é um dos resultados do choque de gestão implementado pelo Governador Aécio Neves. E a Copasa se esforçou e melhorou seus métodos e serviços, e está expandindo a prestação dos serviços de água e esgotamento sanitário, consolidando- se cada vez mais, como a melhor empresa do setor”, disse o secretário de Estado, Antonio Augusto Anastasia.
Para António Fernandes, da EPAL, “a cooperação do Brasil e da Copasa é o melhor caminho para resolver rapidamente os graves problemas de saneamento de Luanda”.
Já o presidente da Copasa, Márcio Nunes, comentou: “a Copasa está pronta para este novo desafio e antecipou, que no final do mês o Ministro da Energia e Águas, de Angola, virá a Minas para um encontro com Governador Aécio Neves, o que certamente vai abrir novas perspectivas de negócio com a Copasa”