Alfenas e Itajubá ganham obras da Copasa
A+AA-
A Copasa assina, nesta quarta-feira, 10/01, duas ordens de serviços, para início imediato das obras de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário das sedes municipais de Alfenas e Itajubá, no sul de Minas. O valor total dos investimentos, incluindo serviços, materiais e equipamentos, chega a R$49,4 milhões.
As solenidades de assinatura dos documentos serão realizadas nas dependências das respectivas prefeituras: em Alfenas às 10 horas da manhã, e, em Itajubá, às 16 horas.
As solenidades de assinatura dos documentos serão realizadas nas dependências das respectivas prefeituras: em Alfenas às 10 horas da manhã, e, em Itajubá, às 16 horas.
Um canteiro de obras em benefício do povo
Em Alfenas, serão investidos 32,2 milhões. Destaca-se entre as obras, a construção de uma moderna Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, que irá tratar 100% do esgoto coletado na cidade. Para tanto, também serão implantados aproximadamente 21,5 quilômetros de redes coletoras; 24,5 quilômetros de redes interceptoras; 5 estações de bombeamento; e, cerca de 2.100 novas ligações prediais de esgoto.
Com isso, a Copasa dá um grande impulso na melhoria da qualidade de vida da população local, contribuindo também para a revitalização dos córregos Boa Esperança, Chafariz, Estiva, Pântano, Pedra Branca e Vale do Sol, e, principalmente, o lago de Furnas, manancial responsável pelo abastecimento de água público da cidade.
Já em Itajubá, o investimento é da ordem de 17,2 milhões de reais. A ampliação do sistema de esgotamento sanitário local também inclui a construção de uma moderna ETE, possibilitando, da mesma forma que em Alfenas, o tratamento adequado de todo o esgoto coletado. Ainda serão construídas 2 estações de bombeamento, implantados mais de 2 mil metros de interceptores às margens do rio Sapucaí e, ainda, 660 metros de emissários que encaminharão o esgoto, já tratado, para o leito do rio.
Benefícios gerados
Além do impacto ambiental positivo e a melhoria da qualidade de vida das populações dessas cidades, as ações da Copasa vão transformar Alfenas e I|tajubá em cidades modelo e referências em saneamento básico. Além disso, a realização destas obras permitirá a geração de diversos empregos diretos e indiretos na região, durante seu período de execução.