Saneamento básico é destaque na Expomontes
A Copasa, que há 30 anos participa da história de Montes Claros, fez questão de estar presente no 150º aniversário da cidade, comemorado durante a 33ª Exposição Agropecuária de Montes Claros – Expomontes. Na ocasião, a empresa mostrou parte dos trabalhos que estão sendo realizados pela companhia no município e na região.
Uma exposição de fotos com as etapas das obras de água e esgoto em Montes Claros, além de banners e folders explicativos sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cujas obras serão iniciadas em agosto, foram algumas das atrações no estande montado pela empresa na Expomontes. A mostra de fotos contou com as presenças do governador do Estado, Aécio Neves, e do vice-presidente da República, José de Alencar.
Montes Claros é um dos municípios mineiros que está recebendo um significativo volume de investimentos em saneamento. Atualmente, o Governo de Minas, através da Copasa e em parceria com a Prefeitura da cidade, está investindo cerca de R$ 67,4 milhões na nova etapa das obras de ampliação e melhorias do sistema esgotamento sanitário da cidade.
Quando as obras estiverem concluídas, Montes Claros terá um sistema de coleta e tratamento de esgotos moderno e eficaz, integrando o seleto grupo de cidades brasileiras que terão 100% dos esgotos coletados, tratados. Sem contar os ganhos ambientais, pois, com a ETE, os esgotos deixarão de ser lançados no Rio Verde Grande e nos principais cursos d’água que cortam o município, contribuindo para a recuperação do meio ambiente e para a melhoria das condições de saúde e bem-estar da população, beneficiando diretamente mais de 320 mil pessoas.
Os investimentos nos sistemas de água e esgoto, realizados e em andamento, pelo Governo de Minas, através da Copasa, nos últimos quatro anos, totalizam mais de 140 milhões de reais. Com estes investimentos, Montes Claros será transformada em uma das cidades que oferecem as melhores condições de saneamento a seus habitantes, favorecendo o desenvolvimento sócio-econômico do município e o turismo regional.