Eficiência impressiona angolanos

Com o objetivo de reforçar e estreitar o relacionamento com a Copasa, uma comitiva de gerentes da EPAL - Empresa Pública de Águas de Luanda - Angola, esteve em Belo Horizonte, no período de 09 a 15 de maio, visitando as instalações da companhia.
Na ocasião, eles conheceram unidades administrativas, de produção, tratamento e distribuição de água. Também discutiram sobre o diagnóstico do sistema de abastecimento de água de Luanda, elaborado por técnicos da Copasa, em visita realizada à EPAL, em janeiro e fevereiro deste ano.
Para o administrador de Produção da EPAL, engenheiro Fernando Cunha, “a Copasa é um modelo mundial de eficiência em serviços e tecnologias no setor de saneamento. Portanto, credenciada para ser a nossa escola”.
Cunha disse ainda, que, após visitar empresas de vários países como, por exemplo, Bélgica e Alemanha, nenhuma o impressionou tanto como a Copasa, pela sua capacidade, não só na operação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, mas também na gestão dos negócios. Em sua opinião, este convênio pode ir além dos serviços de abastecimento de água e abrir espaço para outros negócios como, por exemplo, o envasamento de copos de água
Outra integrante da comitiva, a bióloga, Juliana Lizete Pascoal, chefe do laboratório da companhia angolana, ao visitar o laboratório Metropolitano da Copasa, ficou impressionada com o controle da qualidade da água realizado. Ela adiantou que técnicos da EPAL virão aqui fazer treinamento com a equipe do laboratório.
A visita consolidou mais uma ação do convênio de cooperação técnica assinado entre a Copasa e a EPAL, em outubro de 2006, que prevê a transferência de tecnologias nas áreas gerenciamento e operação de sistemas de abastecimento de água, envolvendo treinamento, capacitação e assistência técnica tanto no setor de engenharia, como de administração e logística.
A coordenadora geral do “Projeto Angola”, e assessora Técnica da Presidência da Copasa, Cassilda Teixeira de Carvalho, comentou que “parcerias nesse sentido permitem que a companhia mostre sua excelência em saneamento básico e ainda abrem campo para expansão dos negócios”. Na oportunidade, ela informou que uma equipe da Copasa está sendo preparada para ir a Luanda dar início aos treinamentos dos empregados da companhia angolana, nos segmentos de operação de Estação de Tratamento de Água -ETA e segurança em cloro.
Visitas
| |
COS | Oficina de Hidrômetros |
| |
Laboratório Metropolitano | Sistema Morro Redondo |