Copanor reinicia processos de licitação
A Copanor deverá concluir, até final de janeiro de 2009, cerca de 27 processos licitatórios divididos entre obras, materiais e serviços. A previsão é que em fevereiro de 2009, a subsidiária libere as ordens de serviços para as obras de implantação e melhorias de sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. No total, serão investidos aproximadamente R$ 290 milhões, dos R$ 545 milhões destinados ao programa. Até o momento, 23 processos já foram publicados. As datas, locais e horários em que ocorrerão as concorrências podem ser conferidos no site da Copasa (www.copasa.com.br).
A Copanor, hoje está trabalhando em 50 localidades, atendendo aproximadamente 40 mil habitantes, para um universo de 380 mil pessoas nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Jucuruçu, Itanhém e Buranhém, na região Nordeste de Minas.
A Copanor – “Copasa – Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A”, é uma subsidiária da companhia criada em agosto de 2007, com sede em Teófilo Otoni. Com ela, o Governo de Minas busca universalizar os serviços de água e esgoto no norte e nordeste de Minas, contemplando, na primeira etapa, 92 municípios dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Itanhém, Buranhém e Jucuruçu, para um universo de 380 mil pessoas, em localidades com população entre 200 e 5.000 habitantes.
Um dos objetivos da subsidiária é atender, com serviços de qualidade, áreas onde ainda não foi possível resolver as questões de saneamento. Criada para implementar o Vida no Vale, a Copanor será encarregada de executar as obras que envolvem a construção de reservatórios, estações de tratamento de água e esgotos, redes de distribuição, redes coletoras e interceptores nas sedes dos municípios e em comunidades da zona rural.
Entre as inovações propostas está a utilização de um modelo tecnológico e organizacional que permite o aumento da eficiência e a redução de custos operacionais. Isso possibilita a redução das desigualdades regionais e criando um modelo sustentável de atuação.