É da Copasa a 1ª mulher a presidir a ABES
Tomou posse nesta segunda-feira (01/09), como presidente da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Cassilda Teixeira de Carvalho, assessora técnica da Presidência (ATPR): primeira mulher a presidir a mais antiga e importante entidade de saneamento do Brasil. Também é a primeira vez que um representante de Minas Gerais ocupa o cargo.
A solenidade ocorreu no Rio de Janeiro, e teve a presença do presidente da Copasa, Márcio Nunes; do vice-governador, em exercício, do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza; do secretário nacional do saneamento, Leodegar Tiscoski; e do deputado Fábio Avelar, entre outras autoridades.
“Neste momento estamos chegando à presidência da ABES com enorme vontade de trabalhar, com o ânimo renovado pelo peso da votação recebida e pelas muitas manifestações de apoio pelo que ensejamos fazer”, afirmou a nova presidente, reforçando a necessidade da união em torno de um objetivo comum: “queremos todos juntos para que possamos resgatar essa dívida imensa que o País tem com boa parte de sua população, posta à margem de serviços básicos que são direito mais que evidente de cada cidadão”.
Dentre as propostas da nova diretoria para a ABES, Cassilda destaca a reestruturação da associação, para capacitá-la a dar suporte técnico ao processo de universalização do saneamento. Para isso, pretende reforçar a atuação da Associação na defesa do meio ambiente, do saneamento e da saúde pública, além de fortalecer as representações estaduais, por meio da descentralização.
Também tomaram posse, para integrar os conselhos da instituição, o empregado Ronaldo Pereira Resende e os ex-empregados Hubert Brant Moraes, José Nelson de Machado e Alaor de Almeida Castro.