Catadores de recicláveis de Volta Redonda e estudantes visitam ETE Arrudas
"Os dirigentes e os técnicos da Copasa estão de parabéns! Não imaginava que existisse uma obra desse porte no Brasil.” Essas foram as palavras que o catador de recicláveis, Ismael Mateus, proferiu ao término da visita à Estação de Tratamento de Esgotos Arrudas, na manhã de sexta-feira, dia 05/09, quando um grupo de catadores de materiais recicláveis da cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro, visitou a ETE Arrudas.
O grupo de catadores, participou do 7º Festival Lixo e Cidadania realizado na primeira semana de setembro, no CMRR – Centro Mineiro de Referência em Resíduos -, que contou com o apoio da Copasa, e demonstrou interesse em conhecer a ETE, uma vez que se consideram agentes da preservação do meio ambiente e queriam ver de perto o trabalho da Copasa nessa área.
Os visitantes percorreram a unidade acompanhados de um técnico da Copasa, que mostrou e explicou as etapas do processo de tratamento de esgotos reforçando que a sustentabilidade é possível e que todos podem contribuir para melhorar a qualidade de vida no planeta.
No mesmo dia, estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, da Escola Técnica Vital Brasil, também visitaram a ETE Arrudas. A representante do grupo Hédlin Barbosa, ao se aproximar do Sistema de Biomonitoramento e olhar para as várias espécies de peixes que ali estavam, resumiu o sentimento dos estudantes: “ É bom ver que a Copasa faz um excelente tratamento do esgoto coletado, preocupando com a qualidade da água que será reenviada para o meio ambiente, com menos resíduos e diminuindo o impacto ambiental”.