Empregado vai presidir Comitê de Bacia
O encarregado do Sistema de Colônia do Marçal, em São João Del Rei, Aurélio Suenes foi eleito, por unanimidade, para o cargo de presidente do Comitê de Bacias Vertentes do Rio Grande – GD2.
Aurélio já participava do Comitê como representante do segmento usuários, pela Copasa, e o resultado da eleição é um reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado pelo empregado. A partir de agora, ele irá liderar o grupo responsável pela gestão local das águas, nos 35 municípios que são atendidos pela bacia.
A participação da Copasa nos comitês de bacias está alinhada ao planejamento estratégico. E assim, o Distrito da Estrada Real - DTER contribui para elevar, ainda mais, o nome da empresa no cenário socioambiental.
![]() | ![]() |
Bacia Vertentes do Rio Grande
A Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande recebe este nome porque ela abriga inúmeras nascentes que vertem para formar três importantes rios brasileiros: o rio Grande, o Paraíba do Sul e o Doce. A bacia tem uma área de drenagem de 10.547 km², abrange 35 municípios e possui uma população estimada de 560 mil habitantes. Seus principais cursos d’água são o próprio rio Grande, o rio das Mortes, rio dos Peixes, rio Jacaré e rio Cervo.
Municípios da bacia: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Bom Sucesso, Carandaí, Carmo da Cachoeira, Casa Grande, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibertioga, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Lagoa Dourada, Lavras, Nazareno, Nepomuceno, Oliveira, Prados, Resende Costa, Ressaquinha, Ribeirão Vermelho, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Bento Abade, São Francisco de Paula, São João Del Rei, São Tiago, Tiradentes, Três Pontas.