Apoio técnico da Copasa garante abastecimento em Barbacena
Uma ação criminosa, ocorrida no dia 11 de abril, provocou um grave acidente ambiental no rio das Mortes, manancial utilizado pelo Serviço de Água e Saneamento (SAS) de Barbacena para abastecimento de grande parte do município. O acidente deixou cerca de 80 mil pessoas sem água na cidade, levando a prefeitura a decretar situação de emergência.
O acidente aconteceu depois que criminosos tentaram roubar mais de 40 mil litros de diesel, de um oleoduto da Petrobrás na região. Na fuga, a carreta atolou. Os suspeitos jogaram todo o combustível no córrego Sapateiro, afluente do rio das Mortes, principal fonte de abastecimento da cidade.
Os mananciais utilizados pela Copasa para abastecimento da região noroeste de Barbacena, área de responsabilidade da companhia, não foram afetados. Mesmo assim, a Copasa prestou todo o apoio à empresa de saneamento da prefeitura.
“Os técnicos da Copasa trouxeram soluções de grande importância para gente aqui, agilizando o processo no tratamento para distribuir água para população”, declarou o diretor geral do SAS-Barbacena, Luiz Álvaro Abrantes Campos.
O apoio técnico da Copasa ao SAS-Barbacena se deu em diversas frentes. Nas estações de tratamento foram feitas alterações no processo de tratamento, para garantir uma melhor condição da água para distribuição à população.
A Companhia disponibilizou, ainda, o seu laboratório regional, localizado em Leopoldina, e o Laboratório Central, em Belo Horizonte, onde foram mandadas, diariamente, amostras da água bruta, com o objetivo de fazer o controle do manancial, antes de colocar a estação de tratamento em funcionamento.
Até que o abastecimento da região fosse normalizado, foram disponibilizados caminhões-pipa e chafarizes de água foram montados em pontos estratégicos da cidade. Tudo isso, para garantir o atendimento à população.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |