Obras de saneamento em ritmo acelerado
Início de operação de adutora e reservatório irá melhorar
o abastecimento de água na região sudeste de Divinópolis.
Para cumprir o compromisso de dotar a cidade de Divinópolis (MG) com completa infraestrutura de saneamento básico até 2016, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vem trabalhando, incessantemente, na execução das obras de implantação e de melhorias dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Com investimentos da ordem de R$ 2,6 milhões, estão em fase final as obras de ampliação da distribuição, que visam aumentar a oferta de água por meio da ampliação na reservação em mais de um milhão de litros de água para atender a região dos bairros Padre Eustáquio, Santa Lúcia, Davanuze e outros.
Nessa última etapa da obra, estão sendo adequadas e setorizadas as redes de distribuição para que o sistema e o reservatório novo de alta capacidade entrem em operação, sendo então necessária a interrupção temporária do abastecimento em algumas ruas, para fazer a desconexão ao sistema atual e interligações ao novo sistema. Por isso, algumas regiões têm sentido, nos últimos dias, um impacto maior da obra. Mas isso é necessário para que as melhorias possam ser finalizadas.
“Contamos com a compreensão e cooperação da comunidade para nos ajudar a ultrapassar esse momento delicado da forma mais rápida e menos impactante possível, pois a Copasa está trabalhando dia e noite nesse procedimento. A tranquilidade da população, permitindo nossa atuação e deslocamento na região, será fundamental para que eventuais problemas sejam corrigidos da maneira mais rápida e eficaz.”, ressalta o gerente do Distrito do Alto Pará, Ronaldo Dias. “Quanto mais rápido finalizarmos essa etapa, mais rapidamente o abastecimento será normalizado. Daí a importância da compreensão da comunidade nesse momento.” Ele lembra ainda que os transtornos são temporários, mas que a solução do abastecimento de água da região será o grande ganho para todos: Copasa e comunidade.
A previsão é de que até o final deste mês (janeiro de 2013) o reservatório e a nova adutora estejam em operação, melhorando o abastecimento mesmo nos dias de maior consumo. A finalização completa do novo sistema deverá ocorrer em março.
Além disso, já estão sendo executadas obras de contenção acústica para amenizar os ruídos da estação de bombeamento provisória que foi instalada na região.
Até setembro de 2013, também serão concluídas as obras de ampliação e melhorias da maior Estação de Tratamento de Água - ETA do Rio Itapecerica. Com elas, a Copasa vai aumentar a capacidade de tratamento em quase 30% com a produção de mais de 65 milhões de litros por dia, garantindo assim o abastecimento de toda a cidade pelos próximos 15 anos. Esse empreendimento envolve recursos da ordem de R$ 2,8 milhões e contemplará, ainda, obras de adequação das unidades para minimizar os problemas no período chuvoso.
Tais medidas são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população de Divinópolis, em especial a dos moradores da região sudeste.