Copasa apoia competições no Santa Lúcia e Belvedere em Belo Horizonte
Eventos reuniram atletas apesentando o esporte como ferramenta de qualidade de vida e de inclusão social
Com a marca de incentivo ao esporte para qualidade de vida, a Copasa esteve presente em dois eventos esportivos no domingo, 15/9. A empresa apoiou a corrida Circuito pela Paz 2013, na barragem Santa Lúcia e o 8º Encontro Delas, que aconteceu no Belvedere, em Belo Horizonte.
Apoiando o 8º Encontro Delas pela segunda vez, competição direcionada ao público feminino, nesta edição a Companhia sorteou 30 inscrições para as empregadas. A prova aconteceu no período da manhã, levando mais de 1,5 mil atletas à Lagoa Seca, no bairro Belvedere.
“Reconhecer o esporte como ferramenta para qualidade de vida”. Palavras da assistente de apoio administrativo Maria da Glória Alves, que trabalha há 32 anos na Copasa. Participante do Encontro Delas pela segunda vez, a atleta relata: “A primeira corrida em que participei foi ótima. Superou minhas expectativas, principalmente pela organização do evento e pelo suporte oferecido às participantes, com café da manhã, cuidados estéticos, entre outros.” Maria da Glória intensificou os treinos nesta edição, buscando melhorar seu desempenho para esta e próximas provas. É maratonista desde 1982, quando participou da primeira corrida organizada pela Copasa, ficando classificada em segundo lugar, no grupo de 36 participantes (mulheres). Com isso, sentiu-se incentivada a dar continuidade ao esporte. Parou por um período, por questões pessoais. Retornou, a todo vapor, participando de outras maratonas, como a Volta Internacional da Pampulha, Meia Maratona de BH, Corrida dos Correios, dentre outras. Participa, ainda, de outros grupos de corredores, como o Farejadores da Estrada Real (percurso pelo caminho da Estrada Real) e o da Caminhada da Inconfidência (40 km de percurso entre as cidades de Ouro Preto e Ouro Branco, também passando pela Estrada Real).
Mudança de hábitos e consequentes benefícios para a saúde. A assistente de apoio administrativo Daniele Aparecida Siqueira, competidora desta edição e da anterior, reconhece que a prática de esportes proporcionou a ela uma nova realidade: “Há dois anos comecei a participar de corridas. Como resultado, emagreci, tenho mais disposição para o trabalho e melhora na auto-estima.” Sobre a participação na competição de ontem, a empregada avalia: “Mesmo já tendo participado, a infraestrutura oferecida me surpreendeu. A organização do evento foi excelente” E completa: “Meu desempenho na prova ficou na média esperada.” Há oito anos na Copasa, Daniele já competiu em outras provas, como o Circuito do Fogo, realizado na Pampulha e na Meia Maratona de Belo Horizonte.
Com o slogan “Por Uma Vida Mais Leve”, o evento proporcionou às competidoras, como nas edições anteriores, um dia especial de cuidados com o corpo, o day care, que aconteceu no sábado, 14. O pacote ofereceu aulas de ginástica, massagem, tratamento estético, além de acesso às novidades em produtos femininos e a entrega de kit às participantes. Com percurso de seis quilômetros, a prova, realizada no domingo, 15/9, foi dividida em seis categorias, definidas por idade: categoria geral, corredoras até 24 anos, de 25 a 34 anos, de 35 a 44 anos, de 45 a 55 e acima de 55 anos.
![]() | ![]() |
Circuito pela Paz 2013 (Corrida na Comunidade)
O Circuito pela Paz 2013, outro evento apoiado pela Copasa no domingo, 15/9, aconteceu no Aglomerado da Barragem Santa Lúcia, reunindo mais de 700 atletas entre profissionais e amadores, inclusive moradores da comunidade local. A Companhia apoiou, também, com fornecimento de copos de água.
Utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social e de lazer, a Circuito pela Paz - Corrida na Comunidade - chegou à terceira edição. O primeiro evento foi realizado em julho deste ano, em Contagem, com cerca de mil participantes. A segunda prova aconteceu em Nova Lima, no mês de agosto, contando com 700 atletas, segundo a organização do evento.
A prova foi dividida entre as categorias individual masculino, feminino e infantil, além da categoria específica para moradores da comunidade local. Os percursos foram definidos em cinco e 10 quilômetros (masculino, feminino e comunidade) e um quilômetro (infantil). Os vencedores, posicionados da primeira à terceira colocação, receberam premiação em dinheiro (categoria adulta masculina, feminina e da comunidade). A categoria infantil e o competidor com melhor desempenho entre os adultos foram premiados com kits contendo tênis e short. Todos os corredores que concluíram a prova receberam medalha pela participação.
![]() | ![]() |
Próxima corrida
Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, será o próximo município a ser contemplado pelo Circuito pela Paz 2013. A prova acontecerá no dia 27 de outubro, na comunidade Jardim Terezópolis. Serão disponibilizadas mil inscrições, que já podem ser feitas desde o dia 17 de setembro, pelo site www.circuitopelapaz.com.br.