Comunidade e lideranças de Timóteo participam da construção do Plano de Manejo da APA Serra de Timóteo
Na Oficina de Planejamento Participativo, o público presente apresentou ações e propostas para o Plano de Manejo
Representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), juntamente com a comunidade e lideranças locais de Timóteo, realizaram, nos dias 9 e 10 de dezembro, a Oficina de Planejamento Participativo. Essa atividade é mais uma etapa do processo de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APAST) Serra de Timóteo.
Na ocasião, foi apresentada uma proposta de planejamento da APAST e os resultados técnicos dos estudos sobre a região, para a confecção do Plano de Manejo. Além disso, foram realizadas dinâmicas para obtenção de informações e propostas do Plano, a partir do ponto de vista dos participantes.
Com um investimento de R$ 364 mil, o Plano de Manejo é uma medida de compensação ambiental pelas intervenções da Copasa em Áreas de Preservação Permanentes (APPs), decorrentes das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Timóteo.
Segundo a técnica em meio ambiente da Prefeitura de Timóteo, Jailma Soares, que participou da Oficina, o Plano de Manejo é um grande avanço para o município. “Nos encontros, as pessoas estão demonstrando o que elas querem com a Área de Proteção Ambiental (APA). Sinto muito orgulho por ver que Timóteo terá, a partir de agora, um documento tão importante para regulamentação da Unidade de Conservação e das ações ambientais que serão realizadas lá”, explica.
O documento determina um conjunto de atividades que deverão ser cumpridas pelo poder público, comunidades, turistas e outros atores que estiverem usufruindo desta unidade de conservação. O objetivo principal é contribuir para a preservação da natureza e para o desenvolvimento sustentável da região. Os trabalhos, que tiveram início em março deste ano, deverão ser concluídos dentro de 15 meses.
Para o professor do Cefet-MG e membro do Conselho Gestor da APAST, Leonardo Lacerda Alves, com o Plano de Manejo as pessoas poderão conhecer melhor a APA. “A nossa expectativa é que isso saia do papel, a partir do momento que as pessoas perceberem a importância e começarem a se envolver, além de exigir e participar da própria gestão da APA, garantindo a preservação deste importante e patrimônio natural”, ressalta.
![]() |
![]() |