A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) acaba de aumentar sua galeria de troféus. Três diretorias sagraram-se vencedoras no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no Nível II - Rumo à Excelência. O reconhecimento confirma a qualidade dos serviços prestados pela empresa em todo Estado.
Em 2009, concorrendo pela primeira vez, as Diretorias de Operação Norte (DNT) e Sudoeste (DSO) ganharam o troféu Quíron Ouro e a Diretoria de Operação Metropolitana (DMT) o Troféu Quíron Prata. A vitória das unidades demonstra como a Copasa vem seguindo práticas gerenciais compatíveis com as das melhores companhias mundiais. Participar da prêmiação também contribui para o aprimoramento do setor de saneamento e para a melhoria da qualidade de vida da população.
O PNQS, criado para premiar as empresas que se destacam na gestão do saneamento, é concedido pelo Comitê Nacional da Qualidade, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Atualmente, é reconhecido como a mais importante premiação do setor na América Latina. Para ser premiada, as empresas devem otimizar o desempenho de seus serviços e estimular o trabalho em equipe.
Além das diretorias, quatro departamentos da Copasa também já foram premiados em edições anteriores. São eles os departamento operacionais Nordeste (DPNE), Sudeste (DPSE), Sul (DPSL), Metropolitana (DPMT) e Centro-Oeste (DPCO).