A Copasa, por meio do seu Laboratório Central, promoveu, em 14/10, o Seminário Interno sobre Qualidade da Água, na sede da empresa, em Belo Horizonte. O objetivo do evento foi divulgar trabalhos acadêmicos (dissertações de mestrado e teses de doutorado) realizados pela parceria entre a Companhia e as universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (UFOP).
Os trabalhos, que podem ser aplicados na empresa, abordam temas relativos ao saneamento, como redução da toxidade de cianobactérias, remoção de parasitas da água e influência do calor sobre reservatórios de abastecimento.
O seminário, composto de oito palestras de pesquisadores da Copasa e externos – com a apresentação de três teses de profissionais da Companhia - foi uma oportunidade para apresentar como as pesquisas podem ajudar a Copasa a melhorar a qualidade da água e a preservação dos mananciais. É o que afirmou o coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental da UFOP, Sérgio Francisco de Aquino, também doutor em Engenharia Química pelo Imperial College London e mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP). O professor demonstra que os objetivos da Copasa e das universidades convergem. “No final, a gente quer isso: melhorar a qualidade da água que chega para a população abastecida”, concluiu Aquino.
O intercâmbio de conhecimento é bom para a Copasa, bom para as universidades e ótimo para a população, que é abastecida com água da melhor qualidade.