A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) promoveu, em 17/10, evento para plantio de mudas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Conceição do Mato Dentro, no bairro Bandeirinha. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Secretaria de Turismo e da mineradora Anglo American, doadora das 3 mil espécies nativas. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes.
Com a realização do evento, a Copasa buscou conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de complementar o projeto paisagístico da ETE com formação de cortina arbórea. O planejamento do plantio foi dividido em três etapas. A primeira foi realizada neste dia, com auxílio de gestores da Copasa, lideranças políticas do município, instituições públicas e privadas, além de alunos do Senai. Foram plantadas cerca de 600 mudas, entre ipê amarelo e roxo, angico vermelho, garapa, jacarandá da Bahia, sapucaia, jacaré, dentre outras.
Ao plantar uma árvore, cada voluntário recebeu um certificado com o título de Amigo da Natureza. Para a mobilizadora socioambiental da Copasa, Ivanete Xavier, ações como essa despertam para a conscientização de preservação do meio ambiente. “O plantio coletivo mobilizou vários segmentos da cidade, sendo notável o interesse pela atividade. Esta foi uma etapa de mobilização para a transformação socioambiental”, ressalta.
A segunda e terceira partes do cronograma serão executadas posteriormente, em datas a serem definidas, com apoio de estudantes de escolas da rede pública e com empregados da Companhia e da Anglo American, respectivamente.
Copasa em Conceição do Mato Dentro
A Copasa atua em Conceição do Mato Dentro desde 1999, com a concessão do serviço de abastecimento de água. Em 2000 a Companhia assumiu os serviços de esgotamento sanitário. Atualmente, 99% dos moradores recebem água tratada e 74% são atendidos com coleta e tratamento de esgoto.
Para a Copasa, investir em educação ambiental é investir no futuro. Dessa forma, aposta na manutenção de projetos educativos como o Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, que em 27 anos já atingiu mais de 2 milhões de crianças e adolescentes. O programa percorre as escolas mineiras para mostrar a importância do saneamento, do tratamento da água e da preservação da biodiversidade. Neste ano, o Chuá passou por todas as escolas de Conceição do Mato Dentro e foi apresentado a 1.316 alunos. Além disso, mais de mil pessoas já visitaram a ETE do município, conhecendo o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.