<>>A Copasa inaugurou na última 6ª feira, 10/12, as melhorias no sistema de abastecimento de água e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Corinto, implantada com recursos da ordem de R$ 7 milhões e que vai atender uma população de aproximadamente 25 mil pessoas. Localizada na região central do Estado, a 220 quilômetros da capital, Corinto recebeu um completo sistema de esgotamento sanitário, o que representará mudança significativa na qualidade de vida e na situação ambiental da região. >
Com capacidade final de tratamento de 68 litros de esgoto por segundo, a ETE compõe-se, basicamente, de três subsistemas de tratamento, começando pelo tratamento preliminar, para retirada dos resíduos sólidos grosseiros, seguido dos tratamentos primário (composto por um desarenador) e secundário (composto por dois reatores anaeróbios de fluxo ascendente - RAFA, uma lagoa facultativa e duas lagoas de maturação).
É no tratamento secundário que ocorre a estabilização (redução) da matéria orgânica presente no esgoto, com a conseqüente eliminação dos microorganismos patogênicos existentes. Após passar por estas três etapas, os efluentes decorrentes do processo de tratamento vão estar, finalmente, em condições de serem novamente lançados nos cursos d'água, sem o risco de provocar poluição.
“Quando cheguei aqui em Corinto tive dois desafios. O primeiro foi o problema do mau cheiro provocado pelos esgotos que corria a céu aberto. E o segundo era a água que não chegava a todos as casas. Estas duas obras requeriam investimentos altíssimos e para o município, ainda ficava mais difícil”, afirmou o prefeito do município, Afonso Victor Penna de Andrade.
O prefeito de Corinto afirmou, ainda, que esta obra só foi possível graças à parceria firmada com a Copasa. Segundo ele, 100 % da população recebe água em suas casas, depois das obras para a captação da água no Rio Bicudo, a aproximadamente 13 quilômetros de distância da cidade. “Tenho certeza que, com a inauguração da ETE, em breve, também, todos os moradores terão seus esgotos coletados, saltando dos atuais 68 % para 100 % o número de imóveis ligados às redes de esgotos”, concluiu o prefeito.
Participaram da solenidade, além do prefeito Afonso Victor Andrade, os deputados estaduais Célio Moreira e Dr. Viana entre outras autoridades políticas e comunitárias de Corinto. Pela Copasa, representando o presidente Mauro Ricardo Machado Costa, o diretor de Operação Centro Norte, Geraldo David Alcântara acompanhado pelo superintendente Centro, Márcio Tadeu Pedrosa, o gerente do Distrito de Curvelo, Eduardo Rigotto, o Encarregado do Sistema de Corinto, Antônio Pinheiro de Almeida e empregados.