A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Aimorezinho, localidade pertencente ao município de Serra dos Aimorés, que é atendida pela Copanor, recebeu a visita técnica de estudantes do curso de engenharia do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
A visita, que foi acompanhada pelo operador de ETA da localidade, Luiz Adrian Ferreira de Souza, é uma das iniciativas do projeto Vagão Sustentável, desenvolvido pelos alunos do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET), sob a supervisão dos docentes Elton Santos Franco e Núbia Aparecida de Aguilar, que teve como objetivo oferecer aos estudantes uma experiência prática e aprofundada nas operações da Estação de Tratamento de Água, explorando todas as etapas essenciais de captação, tratamento e distribuição de água. Após a ida à Copanor, os alunos do ICET se deslocaram para Prado, na Bahia, onde realizaram a ação de educação ambiental "Litoral Sem Lixo", voltada à conscientização sobre os desafios dos resíduos sólidos em regiões costeiras.
A técnica química no Laboratório da Copanor, lotada na Unidade de Serviço de Operação (USOP) Letícia Alves, destacou que este tipo de atividade é extremamente positivo, uma vez que demonstra o compromisso da empresa com a gestão sustentável de recursos hídricos. “Além de apresentar as etapas do processo de tratamento de água feito pela Copanor, ações dessa natureza, que são voltadas para a educação ambiental, promovem uma conexão entre o conhecimento acadêmico e práticas sustentáveis na área de saneamento e gestão hídrica”, relatou.
O projeto Vagão Sustentável, é uma iniciativa que está alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no que se refere, principalmente, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos, e 14, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos.