Período da exposição: 06/04 a 09/05/2004
<>><>>A Galeria de Arte COPASA está expondo 13 gravadores da novíssima geração de artistas plásticos de Minas Gerais, na coletiva intitulada Sobre Impressões. A exposição foi na noite de 3a feira, 06 de abril, ficando em cartaz até o dia 09 de maio. A galeria fica na rua Mar de Espanha, 525, bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte.
Após o sucesso da exposição de Sara Ávila, que foi convidada para inaugurar a temporada 2004 da sua galeria de arte, a COPASA abriu seu espaço nobre para os artistas plásticos Iara Ribeiro, Flávia de Carvalho, Tabajara, Ana Paula Torres, Jaider Laerdson, Ariel Ferreira Costa, Igor Rocha, Heloísa Etelvina, Brígida Campbell, Mateus Pedrosa, Diego Ribeiro, Maíra Caldas e Ananda Sette.
Eles iniciam a programação das cinco exposições selecionadas no terceiro edital de concorrência pública da galeria, lançado em outubro do ano passado, que teve 76 propostas apresentadas por artistas de todo o Estado.
Na nova mostra inaugurada na noite de 3a feira, 06 de abril, cada artista comparece com dois ou três trabalhos de temas e conceitos variados. A unidade da exposição fica por conta da técnica – gravura (xilogravura, serigrafia, litografia, monotipia e gravura em metal) – e pelo fato de que todos são oriundos da Escola de Belas Artes da UFMG.
Apesar de ser a primeira exposição coletiva do grupo, os artistas individualmente já participaram de outras mostras em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em galerias de prestígio como o SESC/SP, Tarsila do Amaral (SP), Centro Cultural da UFMG, Sesiminas, entre outras.
Os trabalhos de Sobre Impressões são recentes. Segundo Tabajara, responsável pelo envio do projeto da turma para a concorrência da Galeria de Arte COPASA, "todos foram realizados de 2002 para cá". Há, inclusive, quadros que estão sendo expostos pela primeira vez e que saíram recentemente do forno. Tabajara acredita que é uma oportunidade de mostrar que a nova geração também se interessa pela gravura. "Uma técnica que, por ser arcaica, tem sido deixada de lado nos últimos anos", diz o artista plástico.
A gravadora Maria do Carmo de Freitas Veneroso, professora da Escola de Belas Artes da UFMG, que assina o texto de abertura do catálogo da exposição, concorda com Tabajara. "A gravura, apesar de estar presente na obra dos grandes artistas, sempre ocupou espaços menores em relação a outras técnicas", diz. Para ela, o trabalho dos 13 artistas chama a atenção porque eles "resgatam para as novas gerações uma técnica tão tradicional feita com seriedade", estabelecendo "vínculos entre contemporaneidade e a tradição". E mais: "eles abrangem a impressão de forma geral, ampliando suas possibilidades artísticas", diz a gravadora.
galeriadearte@copasa.com.br>>
Histórico da Galeria