>
Mais um importante passo para resolver os problemas de esgotamento sanitário de Pouso Alegre foi dado nesta 6a feira, 16/04, com a assinatura de convênio entre a COPASA e a Prefeitura Municipal, no valor de R$ 8,5 milhões, para implantação de dezoito quilômetros de redes interceptoras de esgotos nas margens dos rios Mandu e Sapucaí Mirim.
O documento foi assinado pelo presidente da COPASA, Mauro Ricardo Machado Costa, e pelo prefeito Enéas Castilho Chiarini, durante solenidade no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte, com a presença dos secretários de Estado de Governo, Danilo de Castro, e de Desenvolvimento e Política Urbana, Artur Resende do Nascimento.
Com esse convênio, a COPASA cumpre mais uma etapa do seu programa de saneamento ambiental para a cidade, no qual serão investidos mais de 48 milhões de reais, conforme previsto no plano de investimentos até 2006, em obras voltadas para a melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, incluindo a construção de redes coletoras, emissários, onze estações elevatórias e três estações de tratamento de esgotos.
O objetivo é que ao final do programa 100% dos esgotos produzidos sejam tratados, transformando Pouso Alegre numa das poucas cidades do Brasil a ser totalmente saneada. Ao longo dos 30 anos da concessão, serão investidos em Pouso Alegre cerca de R$ 72,0 milhões.
A implantação dos interceptores é uma das etapas principais desse programa. Parte do projeto, com investimentos da ordem de 6,5 milhões de reais, já está em andamento, com o assentamento de aproximadamente sete quilômetros de tubulações nas margens do Sapucaí-Mirim, onde são lançados cerca de 40% dos esgotos da cidade.
Com os dezoito quilômetros de interceptores que serão implantados a partir do novo convênio, a COPASA vai reduzir o lançamento, nos cursos d'água, do restante dos esgotos produzidos na cidade.
Os novos interceptores serão construídos nos bairros Bela Itália, Cidade Vergani, Faisqueira, Foch, Jardim Aureliano, Jardim Yara, Paraíso, Primavera, São Geraldo, São João e São Pedro. Seu objetivo é transportar o esgoto coletado até as estações de tratamento que serão construídas na cidade e cujos projetos já estão sendo elaborados pela COPASA.
Desde que assumiu a operação do sistema de esgotamento sanitário de Pouso Alegre, em 1996, a COPASA já investiu cerca de 10 milhões de reais na cidade em obras de substituição de redes coletoras antigas, na implantação de novas redes e na padronização das ligações prediais. Atualmente, 96,3% da população são servidos com coleta de esgoto e 97,8% recebem água tratada em suas casas. A meta da empresa é universalizar esse atendimento na cidade, até o final de 2006.
Na solenidade de assinatura do convênio no Palácio dos Despachos estiveram, também, presentes o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bilac Pinto; os deputados Chico Rafael e Nárcio Rodrigues; várias autoridades de Pouso Alegre, diretores e funcionários da COPASA..