<>>Indicado pelo acionista majoritário - o Governo do Estado de Minas Gerais, durante Assembléia Geral Extraordinária realizada na manhã desta 3a feira, 21/12, em Belo Horizonte, para ocupar a direção da Copasa em substituição a Mauro Ricardo Machado Costa, o engenheiro Márcio Nunes, com especialização em infra-estrutura e experiência nos setores de saneamento e energia, foi eleito agora à tarde, pelo Conselho de Administração da Copasa, como o novo presidente da companhia, assumindo o cargo no próximo dia 03 de janeiro.>
Juntamente com ele foi eleito o novo diretor Financeiro, Administrativo e de Relações com Investidores da companhia, o funcionário de carreira Ricardo Augusto Simões Campos, até então exercendo o cargo de secretário-geral.
No encontro que manteve com diretores e superintendentes das áreas ligadas à Presidência da empresa, Márcio Nunes afirmou que seu principal desafio é fazer a Copasa melhorar cada vez mais em busca da posição de melhor empresa de saneamento do Brasil.
Ele destacou a orientação recebida do governador Aécio Neves, no sentido de intensificar o conjunto de ações necessárias à implementação do programa de investimentos da companhia, de R$ 2,7 bilhões, até final de 2006, com o objetivo de universalizar o abastecimento de água e de elevar para no mínimo 95% o índice de coleta de esgotos nas cidades onde a empresa é concessionária desses serviços.
Dizendo-se motivado com a nova missão, Márcio Nunes afirmou que uma de suas tarefas será de também motivar, continuamente, o corpo gerencial e de empregados, com o objetivo de buscar os resultados de que a empresa precisa.
Ao apresentar o novo dirigente da companhia, o então presidente Mauro Ricardo Machado Costa elogiou a escolha feita pelo governador do Estado, que optou por um técnico já acostumado a grandes desafios e com larga experiência em gestão pública para administrar a Copasa. Elogiou, também, a escolha do engenheiro Ricardo Augusto Simões Campos para assumir a diretoria Financeira, Administrativa e de Relações com Investidores, pela sua experiência como gerente de diversas unidades da Copasa ao longo dos últimos 27 anos.
Formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização em infra-estrutura, o presidente eleito da Copasa é natural de Passo Fundo (RS), tendo sido assessor do ministro de Estado de Minas e Energia (1999-2001) e diretor financeiro de Furnas Centrais Elétricas SA (2001-2003). Foi empregado da Eletrobrás durante vinte e oito anos e assessorou o Governo do Estado do Rio de Janeiro durante as negociações com organismos internacionais visando a obtenção de financiamento para o Projeto de Despoluição da Baía da Guanabara. Presidiu a Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ) e participou de mais de 100 missões oficiais representando o governo brasileiro e a Organização Latino-Americana de Energia em encontros com chefes de Estado e de Governo, ministros e executivos de organismos internacionais de mais de 40 países.