<>>Um protocolo de intenções assinado na manhã desta 6a feira, 04/06, em Belo Horizonte, entre os presidentes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA, Mauro Ricardo Machado Costa, e da Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN, Paulo Ruy Valim Carnelli, abre novas perspectivas de cooperação entre as duas empresas não apenas quanto a questões técnicas de saneamento básico, mas também na área de gestão empresarial. >
O foco da transferência de tecnologia para a empresa capixaba começou a ser definido na reunião que os dirigentes da CESAN tiveram pela manhã com a diretoria da COPASA, quando lhes foi apresentado um conjunto das principais ações desenvolvidas até agora pela empresa mineira de saneamento, com destaque para o seu planejamento estratégico e para o programa de investimentos de R$ 2,7 bilhões, a ser implementado até final de 2006, bem como para o novo sistema adotado pela COPASA para remunerar seus empregados, com base nos resultados alcançados.
A perspectiva é de uma cooperação mais abrangente por parte da COPASA, diante dos resultados obtidos nos últimos dezesseis meses, a partir do choque de gestão empreendido na atual administração.
A aproximação entre as empresas de saneamento é defendida pelo presidente da CESAN, Paulo Carnelli, como uma medida ao mesmo tempo oportuna e inteligente, diante da necessidade de fortalecimento de um setor altamente estratégico para o país. Segundo o dirigente, a visita à COPASA faz parte desse processo e acontece num momento especial da vida CESAN, que vem passando por uma grande reestruturação.
"Sabemos de antemão que vamos encontrar na COPASA um parceiro ideal nessa fase de mudanças, capaz de contribuir com respostas rápidas aos encaminhamentos que fizermos nas áreas comercial, operacional e de gestão, de forma a ajudar-nos na solução de nossos problemas", disse Carnelli ao comentar a assinatura do protocolo de intenções com a COPASA. O objetivo é utilizar as áreas de excelência da COPASA como modelo para os programas de melhoria que a companhia capixaba pretende implantar no Espírito Santo.
Para tanto, além dos encontros que manteve com os dirigentes da COPASA, a diretoria da CESAN também visitou duas unidades de ponta da companhia, que são a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Ribeirão Arrudas e o Sistema de Abastecimento de Água Rio Manso, no município de Brumadinho, com a finalidade de conhecer de perto os processos utilizados pela COPASA no tratamento da água e dos esgotos.
Na visita que fez a Belo Horizonte, o presidente da CESAN esteve acompanhado dos diretores Ricardo Maximiliano Goldschmidt, de Administração e Finanças; Carlos Fernando Martinelli, de Operação Metropolitana; Carlos Eduardo Fernandes Saleme, de Operação do Interior; e Marcelo de Oliveira, de Meio Ambiente e Ação Social.