<>>A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tornou-se, em 2004, pelo segundo ano consecutivo, a melhor empresa pública em gestão de Minas Gerais, ao ser contemplada com o Prêmio Mineiro de Qualidade (PMQ), na Faixa Ouro, nível máximo da premiação. O prêmio será entregue ao presidente da companhia, Mauro Ricardo Machado Costa, na noite desta 5a feira, 25, durante solenidade no Palácio das Artes. >
A Copasa concorreu e venceu o PMQ, este ano, com o Distrito de Serviços de Patos de Minas, cidade onde está presente desde 1971, fornecendo água tratada para mais de 98,63% da população. No ano passado, na primeira edição do prêmio, a empresa foi a única premiada nesta faixa, só que com o Sistema de Araxá. O PMQ foi instituído pelo Governo do Estado, com o objetivo de reconhecer as empresas mineiras que demonstram as melhores práticas de gestão.
Neste sentido, a Copasa é, hoje, um dos melhores exemplos do chamado choque de gestão implantado pelo governo mineiro. Trabalhando com planejamento estratégico e indicadores de desempenho com metas trimestrais, a empresa implantou medidas de ordem institucional, administrativa e operacional que permitiram reverter um quadro de onze anos de prejuízos ininterruptos e, assim, viabilizar o maior programa de investimentos de sua história, de R$ 2,7 bilhões.
O objetivo da Copasa é assegurar, já em 2006, cem por cento de abastecimento de água nos cerca de 600 municípios atendidos pela empresa e elevar para no mínimo 95% o índice de coleta de esgotos nas cidades onde detém a concessão desse serviço. Da mesma forma, a empresa pretende triplicar seu volume de esgoto tratado, mediante a construção de 54 novas estações de tratamento de esgotos (ETE). A expectativa é que o programa de investimentos da companhia possa gerar até 430 mil empregos diretos e indiretos, com as obras beneficiando mais de 12 milhões de pessoas, em todo o Estado.
RECONHECIMENTO - Premiado com o PMQ deste ano, o Distrito de Serviços de Patos de Minas trabalha com as ferramentas da qualidade desde 1993, tendo já vencido por duas vezes - em 1999 e 2001 -, com o Sistema de Abastecimento de Água de Patos de Minas, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), instituído pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
A partir de 2003, a gestão por qualidade foi sendo aos poucos assimilada pelos demais setores de apoio do Distrito, entre eles as áreas financeira, comercial, de recursos humanos, transportes, patrimônio, materiais, laboratório e desenho, todos elas foco de avaliação pelos auditores do PMQ, juntamente com a área operacional do sistema de abastecimento de água local.
A adequação dos processos internos ao modelo de gestão proposto pelo PMQ gerou resultados além dos esperados pelo corpo gerencial e de empregados do Distrito de Patos de Minas. Na avaliação do gerente da unidade, engenheiro Ronaldo Augusto Lyrio Gonçalves Dias, já é possível perceber uma gestão mais "leve" e participativa, fruto do trabalho de uma equipe preparada e testada pela avaliação dos consultores do PMQ e comprometida com a busca da excelência. "Mais do que nunca, estamos alinhados à visão de futuro da Copasa, de transformar-se na melhor empresa de saneamento do Brasil e obter o reconhecimento internacional da qualidade dos seus serviços", diz o engenheiro.