<>>O Grupo de Trabalho em Ergonomia da Copasa formou, no final de janeiro, a primeira turma de empregados capacitados em “prática de análise ergonômica do trabalho”. As últimas aulas aconteceram no final de janeiro e a apresentação dos trabalhos acontecerá no dia 23 de fevereiro. São treze os empregados que participaram do curso, sendo dois de Belo Horizonte e onze do interior. >
O projeto faz parte do Plano de Ação da companhia e tem por objetivo expandir o trabalho de ergonomia para todas as áreas da Copasa. “Com os novos formandos, teremos uma equipe maior para atender a todos os distritos operacionais da empresa, no Estado”, explica a ergonomista Raquel Guimarães Soares que, juntamente com Leandra Leal, ambas da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho, e Marta Marizeti, da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento, coordenam o trabalho, realizado em parceria com a Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep).
O curso começou em junho de 2004 e ensina os fundamentos básicos da ergonomia e da análise ergonômica. Tem como objetivo capacitar os participantes a observar e a identificar os fatores de sobrecarga física de trabalho, assim como elaborar recomendações e melhorias nas condições do ambiente físico. “Às vezes, um mobiliário que achamos bonito, de boa qualidade, não atende às necessidades de quem trabalha nele. Então, é importante que se conheça a atividade para fazer as recomendações certas”, explica Raquel Guimarães. Com o treinamento, os alunos estarão aptos a verificar no ambiente de trabalho os elementos ergonômicos que podem causar problemas, doenças ou até mesmo acidentes.
“A ergonomia tenta aliar conforto, saúde, segurança e eficiência. Uma pessoa que trabalha com mobiliários e equipamentos adequados à sua atividade e com os aspectos de natureza organizacional (pressão e carga de trabalho, fluxo de tarefas, relacionamentos) bem ajustados à realidade do trabalho, consegue apresentar resultados melhores para a empresa”, justifica Raquel Guimarães.
Ciente da importância desse trabalho e da necessidade de ampliar o quadro de especialistas na matéria, o setor de ergonomia da Copasa tem convocado novos voluntários, sobretudo nas unidades do interior, com a finalidade de treiná-los nessa tarefa. Para tanto, uma nova turma iniciará o curso no próximo mês março.