Sistema de esgoto será ampliado
A Copasa investirá 1 milhão e 700 mil reais, durante os próximos 360 dias, na implementação de um projeto voltado para a ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário local. Famosa pela produção de fogos, a cidade se prepara, agora, para ser referência também na área ambiental, ao coletar e tratar todos os esgotos ali produzidos.
O mês de fevereiro de 2005 marca o início da primeira etapa das obras de ampliação e melhorias do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Santo Antônio do Monte.
Coordenadas pela Superintendência de Operações Centro, da Copasa, as obras desta fase do empreendimento serão executadas com recursos da própria empresa, num montante de R$ 1 milhão e 700 mil, e abrangem praticamente toda a cidade. O projeto vai atender cerca de 20 mil pessoas, incluindo as áreas de expansão urbana.
Nessa primeira etapa serão construídos 1.236 metros de interceptores, 800 metros de redes de interligação, 6 mil metros de redes coletoras e padronizadas 6.500 ligações prediais.
Além do atendimento às regiões da cidade ainda carentes de infra-estrutura urbana e de saneamento, o projeto prevê a substituição e/ou reconstrução de trechos de redes coletoras e poços de visita cujas condições precárias acarretam transtornos à população. A previsão é que as obras estejam concluídas em 360 dias, gerando durante seu período de execução cerca de 70 empregos diretos.
Numa segunda etapa de obras, todo o esgoto produzido na cidade será tratado numa Estação de Tratamento de Esgotos - ETE - a ser construída pela Copasa. O projeto técnico do empreendimento já foi, inclusive, contratado pela empresa e se encontra em desenvolvimento.