<>>Localizado próximo ao bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, o manancial dos Fechos faz parte do Programa de Proteção aos Mananciais da Copasa, implantado em 1989 com o objetivo de preservar as áreas de entorno das captações de água da companhia. Até 2006, a meta do programa é abranger 50 mananciais.>
No caso de Fechos, a área de proteção totaliza 1.076 hectares, dos quais 476 fazem parte da Área de Proteção Especial (APE) prevista na Lei Federal 6.766/79, de Parcelamento do Solo Urbano. A vegetação é predominantemente de cerrado, com a biodiversidade local sendo caracterizada por 51 espécies de plantas, 20 de mamíferos e 33 de aves.
Intervenções - Preocupada em preservar, além do manancial, as várias espécies da fauna e flora existentes no entorno dos Fechos, a Copasa vem realizando algumas intervenções na região, com destaque para a implantação de um sistema completo de esgotamento sanitário, que prevê não apenas a coleta, mas também a interceptação e o tratamento dos esgotos coletados. Com isso, a empresa garante a preservação do manancial, localizado à jusante do Jardim Canadá, segundo informa o engenheiro Gelton Palmieri Abud, superintendente operacional metropolitano da companhia.
Iniciadas em setembro de 2003, as obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Nova Lima, a partir de projeto aprovado pela Copasa, que também financia o empreendimento. Até agora já foram investidos cerca de R$ 3 milhões. O projeto prevê a construção de 20 quilômetros de redes coletoras e interceptoras, de ligações domiciliares, de duas elevatórias e uma estação de tratamento de esgotos (ETE), que receberá todos os efluentes coletados pelas redes do bairro. Após a conclusão dos serviços, a Copasa iniciará a operação do sistema.
Ao mesmo tempo, a Copasa realiza, na região, obras para implementar o sistema de abastecimento de água do Condomínio Vale do Sol.