<>>O projeto de conversão, para gás natural veicular, de 538 veículos usados em serviços da Copasa, na região metropolitana de Belo Horizonte, já apresenta os primeiros resultados, com a adaptação de 105 unidades. >
Coordenado pela Divisão de Transportes da empresa, o Projeto GNV tem por objetivo tornar os carros mais econômicos, por ser o GNV um combustível bem mais barato que a gasolina e o álcool, e ainda, pelo fato dos veículos consumirem menos combustível.
A idéia começou a ser testada em 1998, num projeto piloto em que foram convertidos dois veículos, um Fiat Fiorino e uma caminhonete Ford F1000. Os resultados foram positivos, com registro de economia de 43% nas despesas com combustível.
A conversão adotada pela Copasa segue uma metodologia que já está na quarta geração, considerada a mais recente e moderna já desenvolvida, podendo gerar uma economia de até 60%.
Segundo o gerente da Divisão de Transportes, Luiz Fernando dos Santos Gallo, além da redução de custos para a empresa, o projeto promove uma prática ambientalmente correta, pois o GNV é um combustível considerado não poluente. Outra característica apontada pelo gerente é a segurança, uma vez que o gás natural é inflamável apenas quando submetido à temperatura de 620ºC.
Junto com a adaptação dos veículos, a área de transportes da Copasa tem a preocupação de orientar os condutores sobre os procedimentos corretos de utilização dos carros. O primeiro cuidado é ler atentamente - e conservar no carro, para futuras consultas - o Manual do Usuário GNV. Outra orientação básica é no sentido do usuário do veículo estar sempre atento à quilometragem, para que não se perca o prazo da revisão dentro da garantia, feita pouco antes de completar os 10 mil quilômetros rodados.
Algo, no entanto, é essencial: utilizar sempre o gás, reabastecendo antes de ele acabar. Caso, no entanto, isso ocorra, o condutor deve virar a chave para gasolina e seguir até o posto mais próximo para reabastecer o cilindro de gás, retornando em seguida a chave para a posição GNV. Finalmente, um recado para quem vai sair de viagem: o carro deve estar com o cilindro de gás e o tanque de gasolina cheios.