A Copasa inaugurou, em dezembro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Corinto, implantada com recursos de R$ 7 milhões e que irá atender a uma população de cerca de 25 mil pessoas. Localizada na região central do Estado, a 220 quilômetros da capital, Corinto está recebendo um completo sistema de esgotamento sanitário, ainda ausente na cidade, o que representará mudança significativa na qualidade de vida e na situação ambiental da região.
Com capacidade final de tratamento de 68 litros de esgoto por segundo, a ETE compõe-se, basicamente, de três subsistemas de tratamento, começando pelo tratamento preliminar, para retirada dos resíduos sólidos grosseiros, seguido dos tratamentos primário (composto por um desarenador) e secundário (composto por dois reatores anaeróbios de fluxo ascendente - RAFA, uma lagoa facultativa e duas lagoas de maturação).
É no tratamento secundário que ocorre a estabilização (redução) da matéria orgânica presente no esgoto, com a conseqüente eliminação dos microorganismos patogênicos existentes. Após passar por estas três etapas, os efluentes decorrentes do processo de tratamento estarão, finalmente, em condições de ser novamente lançados nos cursos dágua, sem o risco de provocar poluição.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.