A Copasa dará início, nesta 5ª feira, 02.06, às comemorações oficiais do Dia Mundial do Meio Ambiente, com ações voltadas para a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental. A novidade deste ano será a participação dos “Mascotes do Meio Ambiente” que, estilizados, vão representar treze espécies da fauna e da flora existentes nas 21 áreas de preservação mantidas pela Copasa, no Estado. A característica principal dos figurinos é que eles foram confeccionados com material reciclado.
Dentre outras espécies, os mascotes imitando o lobo-guará, mutum, tatu-bola, sempre-viva, ipê-roxo, ouriço-cacheiro, coruja, capivara, gambá, mão-pelada, seriema e o surubim irão percorrer vários pontos estratégicos de Belo Horizonte, distribuindo folhetos educativos e interagindo com as pessoas nas ruas, além de participarem, em parceria com a PBH, do “Projeto Preservação da Pampulha”, numa ação programada para sábado, 4, e domingo,5, no circuito ecológico da lagoa.
Por meio dessas ações, será possível conhecer parte do trabalho ambiental da Copasa e informar-se sobre as áreas de preservação mantidas pela empresa no Estado, com o objetivo de proteger os mananciais utilizados para abastecimento público. No conjunto, estas áreas totalizam cerca de 25 mil hectares, o equivalente a 8,75% da superfície protegida em todo o Estado, sendo significativa nelas a ocorrência de uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora, muitas delas em risco de extinção.
Ao longo dos anos, a Copasa vem desenvolvendo diversos trabalhos nestas áreas, em parceria com instituições técnico-científicas, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos aspectos físicos e bióticos de suas reservas, ao mesmo tempo que, também, desenvolve todo um conjunto de ações de vigilância, mediante a construção e manutenção de aceiros, cercas e estradas de acesso interno e o treinamento de equipes de brigadistas para fins de prevenção e combate a focos de incêndios nestas áreas.
Um dos destaques da ação ambiental da companhia é o seu programa de proteção de mananciais, apoiado em dois alicerces básicos. O primeiro deles é o Sistema Integrado de Proteção de Mananciais (Sipam), voltado para a melhoria da gestão ambiental em bacias hidrográficas. Atualmente, a Copasa tem o Sipam implantado em 35 mananciais no Estado, de forma a compatibilizar as atividades desenvolvidas nestes mananciais com a demanda do abastecimento público de água e a preservação do meio ambiente. Realizado de forma integrada, o Sipam envolve as comunidades e parceiros institucionais do porte do IEF, EMATER, Prefeituras Municipais e ONG´s diversas.
Outro pilar importante do programa é o Sistema de Monitoramento e Controle de Quantidade e Qualidade das Águas dos Mananciais Superficiais e Subterrâneos, utilizado pela Copasa para monitorar e controlar os diversos parâmetros de qualidade e quantidade dos recursos hídricos. A coleta e estudo desses dados ajuda a empresa a manter o estado de vigilância e controle dos mananciais utilizados para abastecimento público.
Tratamento de Esgotos – Outra frente em que a preocupação ambiental da Copasa pode ser sentida é na implantação de estações para tratar os esgotos coletados nas cidades onde opera este serviço. Do programa de investimentos de R$ 2,7 bilhões que a empresa pretende viabilizar até final de 2006, cerca de R$ 1,2 bilhão são para aplicação nas obras de implantação de sistemas de esgotamento sanitário, com ênfase no tratamento dos esgotos.
Um dos empreendimentos mais significativos nessa área é a ETE Onça, em construção na região do Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte. Prevista para entrar em operação em 2006, a ETE Onça fará de Belo Horizonte (onde a Copasa já opera há alguns anos a ETE Arrudas) a primeira capital do Brasil a ter condições de tratar 100% dos esgotos coletados. A Copasa já implantou e opera 36 unidades de tratamento de esgoto em 28 localidades do estado, entre as quais Belo Horizonte, Betim, Ipatinga, Varginha, Caxambu, Juramento, Frutal e Vespasiano. A previsão é de até final de 2006 concluir a implantação de outras 54 novas estações, em outras regiões do Estado.
Veja, a programação completa da Copasa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em Belo Horizonte:
Dia 02.06 (quinta-feira) e 03.06 (sexta-feira)
Horário: 8:00 às 18:00 horas
Intervenção urbana, com sete mascotes da campanha “Bichos” circulando por pontos estratégicos da cidade, em “trenzinho” decorado, distribuindo folhetos educativos e interagindo com as pessoas. Na parte da manhã, as ações terão início às 10:00 horas, com o trenzinho circulando pelas praças da Savassi e da Liberdade. Na parte da tarde, a intervenção vai acontecer na Praça 7, no centro da capital.
Neste mesmo dia, os “Mascotes do Meio Ambiente” serão apresentados aos empregados da Copasa, entre 08:00 e 09:00 horas, no pátio da Regional, no bairro Santo Antônio, quando vão distribuir os folhetos produzidos pela empresa com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação do meio ambiente.
Dia 04.06 (sábado) e 05.06 (domingo)
Horário: 9:00 às 13:00 horas
A Copasa será uma das parceiras do Projeto Preservação da Pampulha. A empresa será representada por sete dos treze mascotes da campanha “Bichos”, que vão percorrer o Circuito Ecológico da Pampulha em “trenzinho” decorado, distribuindo folhetos educativos ao público presente e aos passageiros.
De 06 a 30 de junho
Distribuição de cartazes em papel reciclado, contendo as ilustrações das tirinhas dos “gibichos” em formato A-4, para serem afixados nos quadros de aviso das unidades da Copasa na Região Metropolitana de Belo Horizonte e das cidades operadas pela Copasa no interior do Estado. O objetivo é disseminar internamente e uniformizar entre os empregados informações sobre a importância da preservação ambiental.
Dia 07.06 (terça-feira)
Horário: 9:00 horas
Abertura, na Galeria de Arte dos Empregados da Copasa, de exposição focada nos “Mascotes do Meio Ambiente”. Serão expostas obras de 12 artistas internos, retratando os mascotes da campanha elaborada pela empresa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os trabalhos ficarão em exibição na galeria até o dia 30 de junho.
Dias 07, 08 e 09.06 (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: 8:30 às 17:00 horas
Numa outra ação interna, técnicos do setor de meio ambiente da companhia vão realizar visitas monitoradas de empregados às reservas da Copasa na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os ônibus vão estar saindo da Regional da empresa, no bairro Santo Antônio, de acordo com programação prévia da companhia.
Dia 10.06 (sexta-feira)
Horário: 9:00 horas
Solenidade de premiação dos alunos vencedores do Concurso Estadual de Cartilhas sobre a Água, ao qual concorrem trabalhos de estudantes de várias partes do Estado, integrados ao Projeto Chuá (programa de educação sanitária e ambiental promovido pela empresa junto às escolas das redes pública e particular de ensino e que em 13 anos de atividades já envolveu mais de 800 mil estudantes de mais de 100 cidades, em todo o Estado). A entrega das premiações será no auditório da sede da Copasa, na rua Mar de Espanha, 525, bairro Santo Antônio, capital.
De 13 a 17.06 (segunda a sexta-feira)
Horário: 8:30 às 11:00 horas
Programação de palestras e exibição de vídeos comentados sobre meio ambiente, no auditório da Copasa, com a participação de profissionais da área ambiental da empresa e convidados.