Desde que me entendo por gente, falavam que iam arrumar esse córrego. Era um sonho que, agora, se realizou. Não imaginava que isso fosse realmente acontecer”, afirma a dona de casa Eladir Maria Alves de Oliveira na porta de sua casa. Ela mora na Vila Barraginha, em Contagem, bem em frente ao local onde, em 1992, um desabamento de terra destruiu 200 casas, deixando um saldo de 36 mortos e 300 feridos.
No lugar da tragédia, avista-se agora um campo de futebol. Ao lado, uma igreja em fase de acabamento. As ruas em volta têm passeio, onde o filho de Eladir e outras crianças brincam. “Antes passava um córrego por aqui, deixando um rastro de sujeira e fedor. Agora, a gente ficou livre disso, e as crianças podem brincar sem perigo de cair no córrego. Também ficou mais fácil conservar a frente da casa. Dá até mais ânimo para limpar”, completa.
Eladir é uma das moradoras beneficiadas com as obras de drenagem pluvial e receptação de esgoto, executadas pela Copasa em parceria com a Prefeitura de Contagem. Iniciadas em agosto do ano passado, as obras da primeira etapa estão em fase de conclusão. “Nessa etapa, o esgoto foi canalizado na vila toda”, destaca Carlos Eustáquio Firmino, fiscal da prefeitura.
“Já está em processo de licitação uma segunda etapa de obras, que prevê a drenagem pluvial de mais 1.100 metros de rede. O prazo é que ela seja licitada até julho”, completa o engenheiro Ângelo Pereira Vianna, da Divisão de Expansão da Metropolitana-DVEM , da Copasa. Nesse estágio, também se inclui um parque ecológico, aproveitando um local onde existe uma nascente. Ao lado da nascente, deságua um córrego de esgoto que será canalizado.
Barraginha em números
A Copasa investiu mais de R$ 4 milhões na Vila Barraginha. As obras incluem canalização de córrego, drenagem pluvial superficial e profunda, implantação de redes de interceptores de esgoto sanitário, pavimentação de ruas e construção de becos. Confira:
• extensão total do trecho canalizado: 1.574 m
• extensão total de rede de esgoto canalizada: 3.220 m
• extensão total de beco urbanizado: 647 m
• extensão total e ruas pavimentadas: 927 m
• revitalização da área onde ocorreu o desastre
• população atendida: cerca de 350 famílias
Tudo começou nos anos 50
A formação da Vila Barraginha remonta à década de 1950, com a migração oriunda de várias partes do Estado, principalmente da zona rural. Era o início da industrialização em Minas Gerais, e muitas pessoas passaram a se fixar no entorno das indústrias e da oferta de trabalho e serviços básicos como saúde, educação, transporte e lazer. Foi assim que se originou a Vila Barraginha. Hoje, a vila é um aglomerado urbano onde residem aproximadamente 350 famílias. Como o aglomerado está assentado sobre uma bacia de argila mole, a área foi classificada como de risco elevado, totalmente inadequada para ocupação residencial. Os acidentes não deixam dúvidas sobre isso. O último deles ocorreu em março de 2000, causando a morte de quatro pessoas da mesma família.