A Copasa estará investindo, dentro dos próximos 20 anos, R$ 57,7 milhões em ampliações e melhorias do Sistema de Abastecimento de Água de Divinópolis, localizada a 110 km de Belo Horizonte, na região Centro-Oeste. Os recursos são da própria empresa e da Caixa Econômica Federal. Segundo o gerente Carlos Edezio Caetano, do Distrito de Divinópolis (DTDV), os investimentos vão atender à programação de obras da empresa para a cidade durante o período de vigência do contrato de concessão, que vai até 2033. “Com isso, será necessário elevar a capacidade de produção de 620 l/s para 925 l/s”, destacou o gerente.
As obras da Copasa em Divinópolis já estão a pleno vapor. Dentre elas, destacam-se: implantação de um reservatório metálico apoiado com capacidade de 4 milhões de litros; construção e ampliação de estações elevatórias de água bruta e tratada; duplicação da adutora de água bruta de 800 mm de diâmetro; ampliações e melhorias das unidades da Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Itapecerica; modernização e automação dos sistemas de comando e dosagens de produtos químicos. A previsão é que as obras sejam concluídas dentro de um ano e meio.
Com cerca de 194 mil habitantes, Divinópolis conta com dois sistemas de abastecimento de água: o Sistema do rio Pará, atualmente com produção de 120 l/s, e do rio Itapecerica, com produção de 500 l/s. Com a conclusão das obras, a Copasa terá capacidade instalada para atender a uma população de 309 mil habitantes, que é a prevista para o final de 2033.
A cidade é conhecida pela qualidade de suas confecções e pelos bons índices nas áreas de saúde, educação e segurança. Prova disso é que foi apontada, segundo estudo da Fundação João Pinheiro, como uma das dez melhores cidades de Minas Gerais para se viver.