As populações da sede municipal de Angelândia e dos distritos de São Sebastião da Boa Vista, Santa Rita do Araçuaí e Cachoeira do Norte, pertencentes ao município de Chapada do Norte, todos no Alto Vale do Jequitinhonha, têm motivo de sobra para comemorar. É que a Copasa iniciou, após investimentos da ordem de R$ 1 milhão, a operação dos sistemas de abastecimento de água dessas localidades, que estão ligadas administrativamente ao Distrito de Diamantina – DTDT.
Em Angelândia, situada a 454 quilômetros de Belo Horizonte e cuja economia é alavancada pela produção de café, as obras duraram 18 meses, com a empresa executando 1.200 ligações prediais de água para atender praticamente 100% da população da sede urbana, de cerca de 3.200 habitantes.
Já nos distritos de São Sebastião da Boa Vista, Santa Rita do Araçuaí e Cachoeira do Norte, em Chapada do Norte, as obras implicaram na execução de 675 ligações prediais para atender cerca de 1.800 habitantes. Um detalhe: o abastecimento dessas localidades está sendo feito de forma integrada, a partir de uma Estação de Tratamento de Água – ETA (foto) construída em Santa Rita do Araçuaí.
Esta unidade trata a água captada no rio Araçuaí, a uma vazão de 12 litros por segundo, distribuindo-a em seguida para os outros distritos distantes aproximadamente 4 quilômetros um do outro. As principais atividades econômicas na região de Chapada do Norte são o cultivo de cana-de-açúcar e a criação de gado leiteiro e de corte.