O Governador Aécio Neves autorizou investimentos de mais de 90 milhões de reais em obras de saneamento na cidade de Montes Claros, a partir de convênio celebrado entre a Copasa e a prefeitura local, com um grande ganho ambiental para a cidade e para o Rio Verde Grande – um dos principais afluentes do São Francisco. Esses recursos estão previstos dentro do Programa de Investimentos de R$ 2,7 bilhões da Copasa, que é o maior já realizado na história do saneamento no Estado de Minas Gerais.
A solenidade de assinatura realizada na última segunda-feira, 10.10, no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte, foi presidida pelo próprio Governador Aécio Neves e contou com a presença de lideranças políticas e empresariais da região e do Prefeito Athos Avelino Pereira. Pela Copasa participaram, o Presidente, Márcio Nunes e os diretores de Operação, Geraldo David de Alcântara (Centro-Norte), Juarez Amorim (Metropolitana), e Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho (Técnico e Meio Ambiente).
A partir do convênio serão implantados cerca de 15 quilômetros de interceptores ao longo dos córregos Pai João, Cintra, Vargem Grande, Bicano e Vieira, onde também será construída uma grande estação de tratamento de esgotos. A malha das redes coletoras será ampliada em mais 30 quilômetros. Isso, para garantir que em Montes Claros 100% da população tenha coleta e tratamento de esgotos.
As obras autorizadas integram o esforço do Governo do Estado de garantir qualidade de vida aos mais de 340 mil habitantes da cidade e ainda às populações que vivem na Bacia do Rio Verde Grande. Além disso, garantem uma ação concreta na proteção e recuperação do Rio São Francisco que tem em Montes Claros uma das maiores cidades de sua bacia.