O presidente da Copasa, Márcio Nunes, esteve em São Paulo (SP) para receber mais dois prêmios concedidos à empresa como destaque nacional em sua área de atuação. no dia 14.09, ele participou da solenidade de entrega do Prêmio Balanço Anual, criado pela Gazeta Mercantil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec São Paulo, para homenagear as melhores empresas brasileiras em 25 diferentes setores da economia.

Flávio Pestana, Márcio Nunes e Eduardo Lampreia, na solenidade da Gazeta Mercantil
A Copasa foi a vencedora na categoria de Saneamento e Limpeza, ficando à frente de empresas como a Sabesp (SP), que conquistou o sétimo lugar, com seu troféu sendo entregue ao presidente Márcio Nunes pelos diretores Flávio Pestana e Eduardo Lampreia, da Gazeta Mercantil, logo após um jantar servido a cerca de 500 executivos, no hotel Unique, um dos mais sofisticados de São Paulo.
Em entrevista à Gazeta Mercantil, o presidente Márcio Nunes disse que o prêmio foi uma grata satisfação e o coroamento de um esforço de dois anos em investimento e reengenharia administrativa. “Reduzimos perdas e melhoramos a eficiência", afirmou.
O processo de escolha das 25 empresas vencedoras foi árduo e obedeceu a uma série de critérios estabelecidos previamente, como fez questão de frisar o presidente do Grupo Gazeta Mercantil, Nelson Tanure. Dez mil balanços foram captados, analisados, processados e classificados pela Associação Comercial de São Paulo, com base nas demonstrações financeiras do último exercício fiscal. O Ibmec São Paulo, sob a coordenação do Centro de Informações da Gazeta Mercantil, desenvolveu critérios específicos de ranqueamento, considerando fatores que compõem o cálculo do ROE (Return on Equity), que significa retorno sobre capital investido pelo acionista, para eleger as finalistas. Incidência tributária, margem de lucro e venda, giro de ativos e endividamento foram os principais critérios avaliados. Todo o estudo pode ser conferido na edição da revista Balanço Anual, que traz as 25 melhores companhias do país em 2004.
DESTAQUE DA ISTO É DINHEIRO
A Copasa também foi escolhida a melhor empresa do país em Serviços de Utilidade Pública pela Editora Três, que analisou o desempenho de mais de 500 empresas e escolheu 30 de vários setores para receber o prêmio “Melhores da Dinheiro”. A concorrida cerimônia aconteceu no dia 15/09, no Jóquei Clube de São Paulo, com a presença do presidente da República em exercício, José Alencar, que ressaltou em seu discurso o empenho do empresariado brasileiro na busca de resultados e as potencialidades oferecidas pelo país. Estavam presentes ministros, senadores, deputados, empresários e personalidades das mais diversas áreas.

O presidente Márcio Nunes recebe o prêmio das mãos do ministro Paulo Bernardo,
do Planejamento, tendo ao fundo o vice-presidente da República, José de Alencar
O presidente da Copasa, Márcio Nunes, recebeu o troféu das mãos do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva. Ao agradecer o prêmio, diante de uma platéia de mais de mil pessoas, Nunes fez questão de dizer que a homenagem é motivo de orgulho para a direção e colaboradores da empresa pelo reconhecimento aos bons serviços prestados. “Quando você presta um serviço de qualidade, o consumidor paga com satisfação. Não fazemos rodízio ou racionamento no atendimento. A Copasa é hoje uma das empresas com o menor índice de perdas”, garantiu. A Copasa ficou à frente de empresas como Correios, Sanepar, Sabesp e Vega Engenharia Ambiental.
Para chegar às selecionadas, a revista Isto É Dinheiro, publicação semanal de economia e negócios da Editora Três, em parceria com a auditoria Deloitte analisou mais de 500 empresas instaladas no Brasil, levando em consideração quatro indicadores: gestão financeira, responsabilidade social e meio ambiente, recursos humanos e inovação tecnológica. Os dados foram obtidos por meio de questionários respondidos pelas empresas. Para o diretor de redação da revista Isto É Dinheiro, Carlos José Marques, o objetivo da pesquisa é fazer um raio-x do setor produtivo nacional, trazendo à tona outros aspectos importantes para o desenvolvimento da economia. “Nossa avaliação buscou o que há de mais moderno em todas as gestões e isso a diferencia das demais”, afirmou.
A importância do prêmio “Melhores Dinheiro” para o setor produtivo foi ressaltada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, que fez um breve balanço da atual economia do país. Na solenidade também estavam presentes os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes; da Agricultura, Roberto Rodrigues; das Comunicações, Hélio Costa; da Cultura, Gilberto Gil; do Planejamento, Paulo Bernardo; e, de Minas e Energia, Silas Cavalcante Silva. Participaram do evento também os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, e do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, bem como os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do Banco do Brasil, Rossano Maranhão.