A Copasa e a Berlinwasser Internacional (BWI) assinaram convênio de cooperação técnica nas áreas de projetos e gestão de água e esgoto no Brasil e no exterior. Os acordos foram firmados em março, em Belo Horizonte, e em abril, na capital alemã.
As duas empresas vão identificar e desenvolver projetos em comum no setor de saneamento nos dois países, que de acordo com o convênio poderão ser utilizar as tecnologias e o know-how de cada companhia.
Um grupo de trabalho será formado para o acompanhamento, identificação e informação mútua dos projetos, além de determinar os critérios de seleção que são de interesse das empresas. A assessora da presidência, Cassilda Teixeira de Carvalho vai representar a Copasa no processo.
O convênio prevê, ainda, a cooperação nos projetos em Minas Gerais para a transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto de projetos PPPs - Parceria Público Privadas.
Outra ação firmada pelo acordo é a preparação da Copasa para ingressar no negócio internacional de água e esgoto, por meio da troca de informações e know-how em projetos de consultoria e de investimentos.

Referência mundial
A BWI é uma empresa pública alemã com atuação no setor de águas e esgotos e referência internacional em assessoramento técnico, contratos de gerenciamento e investimentos em concessões e PPPs.
Atualmente, a companhia atende 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2004, a BWI faturou aproximadamente 1,1 bilhão em mais de 10 países em diversos continentes.