Mais de cento e cinquenta pessoas participaram do 1º Seminário Estruturas de Concreto para Obras de Saneamento – Secos, nos dias 17, 18 e 19.05, promovido pela Copasa e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece). O evento que foi coordenado pela Divisão de Engenharia de Apoio (DVEA) e pela Divisão de Cooperação Técnica (DVCE), faz parte do ciclo de palestras, para apresentação de novas tecnologias no setor.
O seminário contou com as presenças de vários especialistas da construção civil, onde foram discutidas, entre engenheiros e técnicos, questões voltadas para execução de projetos e manutenção das estruturas de concreto. O consultor do Centro de Tecnologia de Engenharia Civil das Centrais Elétricas de Furnas S.A, engenheiro Walton Pacelli, falou das tecnologias de concreto em obras de saneamento, e o engenheiro Paulo Roberto Helene, presidente do Ibracon e professor titular da Universidade de São Paulo (Usp) sobre a vida útil destas estruturas.
Também estiveram presentes os engenheiros José Celso da Cunha, professor titular do Cefet-MG, e Carlos D’Ávila, doutorando pela Universidade Politécnica de Cataluña, em Barcelona, com a palestra “Inspeção, uso e manutenção de estruturas de concreto e “Estruturas hidráulicas: a experiência da Copasa”, respectivamente.
Durante os dias vários debates foram promovidos, entre eles o projeto, execução e operação da ETE Arrudas, que contou com a participação dos engenheiros Antônio Sérgio Rezende, Oswaldo Soares e Marconi Dias. Fechando o seminário duas visitas técnicas foram realizadas no sistema Rio das Velhas, em Nova Lima e na estação de tratamento de esgotos – ETE Arrudas.
Paralelo ao evento, vários estandes foram montados com amostras de serviços e produtos de empresas do setor da construção civil.