A Copasa irá promover, nos dias 27 e 28 de maio (sábado e domingo), no Parque Estadual do Rola Moça, o "Pré-Fórum Técnico - Ação Socioambiental e Educação Ambiental no Barreiro: Conjuntura Atual e Perspectivas". O evento está sendo organizado em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Comissão Local de Meio Ambiente e Ação Socioambiental (Colméia) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Educacional e Ação Socioambiental (Gepede), e com o apoio de outros órgãos e empresas.
Durante o encontro, que vai contar com palestras, exposições e apresentações culturais, será discutida a situação atual e o futuro da ação sócio-ambiental desenvolvida na região do Barreiro, além de abrir espaço para ouvir a comunidade do entorno do Parque do Rola Moça e enumerar as principais questões que precisam ser solucionadas para o equilíbrio sustentável.
De acordo com o gerente do parque, Paulo Emílio Guimarães Filho, o evento é inédito e preparatório para o Fórum Técnico de Educação Ambiental, a ser realizado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nos dias 8 e 9 de junho. "É a primeira vez que ocorre um encontro preparatório com a participação de uma unidade de conservação e que tem o objetivo de levar propostas para o fórum", explicou.
Grupos e principais temas
Os participantes vão ser divididos em três grupos de trabalho: programas, ações e intervenções sócio-ambientais; ações e problemas sócio-ambientais e o educador ambiental popular. Os coordenadores dos grupos serão os responsáveis em levar as sugestões para a reunião plenária. "Um documento será elaborado com as principais propostas e entregue durante o encontro na Assembléia, em junho", revelou Paulo Emílio.
Segundo o gerente, a preservação dos mananciais do Rola Moça e o Plano de Manejo serão os assuntos mais abordados. "Um dos temas a ser discutido é a necessidade do trabalho de educação ambiental como ferramenta para a preservação dos seis mananciais do parque", afirmou. Esses mananciais abastecem cerca de 400 mil moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
As inscrições para o Pré-Fórum Técnico podem ser feitas no Centro de Atendimento Comunitário (CAC), Regional Barreiro. A previsão é que cerca de 150 pessoas participem do evento no Parque Rola Moça, cuja entrada fica no bairro Jardim Canadá, a cerca de 3 quilômetros do Posto Chefão, localizado na BR-040, saída para o Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3384 2336.
Parque Rola Moça
Administrado pela copasa, em regime de co-gestão com o IEF, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça é o terceiro maior parque urbano do país. Com uma área total de 3.941 hectares, o parque foi criado em setembro de 1994, através do Decreto Estadual 36.071, com o objetivo de proteger a biodiversidade e os mananciais ali existentes, garantindo, desta forma, a qualidade dos recursos hídricos responsáveis por parte do abastecimento da região metropolitana.
O Parque Rola Moça conta, ainda, com um sistema de video-vigilância de alta tecnologia, propiciando a detecção de focos de incêndio e outras ocorrências, além de possuir um posto de atendimento (PA) do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que atua 24 horas no local.
Em 2004, a empresa implementou no local o Plano de Educação Ambiental, com o intuito de realizar um trabalho de conscientização dos professores e alunos da quarta série do ensino fundamental de escolas municipais nas cidades que possuem áreas abrangidas pelo parque (Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima).