
Colônia do Marçal está prestes a se tornar referência para toda a região em relação aos índices de atendimento com serviços de saneamento básico. Seu moradores já têm água tratada 24 horas por dia e o meio ambiente está sendo preservado, pois os esgotos também terão tratamento e destinação adequada. Até então, os dejetos eram lançados em fossas, causando a contaminação de cisternas e do lençol d´água, ou, indevidamente, na rede pluvial.
Para tanto, a Copasa implantou 54 quilômetros de redes coletoras, 5 quilômetros de interceptores, 7 estações de bombeamento e executou 2 mil ligações prediais. Mas o principal destaque dos investimentos realizados fica por conta da moderna estação de tratamento de esgotos que, ao iniciar sua operação, terá a capacidade de tratar mais de 3 milhões e 300 mil litros dia. Somente nesta unidade, os recursos chegaram a R$17 milhões
No sistema de abastecimento de água os investimentos foram direcionados principalmente nas unidades de distribuição e estão possibilitando a ampliação do atendimento à toda população local. Duas mil novas ligações foram executadas.
Confiágua – Nos municípios ao longo da Estrada Real, a Copasa também está desenvolvendo, em parceria com o Sebrae, o programa Confiágua, criado pelo Governo do Estado para promover o turismo mineiro e contribuir, também, para a geração de novos empregos.
Dessa forma, para garantir a qualidade da água que o turista está consumindo, a Copasa irá realizar análises semestrais em hotéis, pousadas, restaurantes e outros comércios que participarem do programa, no circuito da Estrada Real. Comprovada a qualidade da água, o estabelecimento receberá o certificado e o selo do Confiágua. Diamantina, Serro e Tiradentes já fazem parte do Confiágua.
O Programa prevê, ainda, a realização de cursos para formação de agentes, com o objetivo de desenvolver habilidades empreendedoras e qualificar profissionais para limpeza e manutenção das instalações hidráulicas, dando, inclusive, subsídios para a redução do consumo de água nos empreendimentos turísticos. Até o momento, cerca de 19 agentes já concluíram o curso.