<>Equipamento de detecção de vazamento
da rede ditribuidora de água|right>>O diretor de Meio Ambiente e Novos Negócios da Copasa, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho, acompanhado de técnicos da companhia, visitou na ultima terça-feira, o Escritório Local da empresa em Nova Lima. O objetivo da visita foi conhecer os trabalhos que estão sendo realizados no controle da pressão de água nas redes, com a utilização de uma válvula inteligente.>
Uma unidade deste equipamento, de origem alemã, foi instalado em Nova Lima, visando reduzir os níveis de vazamentos no sistema distribuidor. A cidade foi escolhida para abrigar o projeto piloto por possuir uma série de características como, por exemplo, sua proximidade com Belo Horizonte; ter um único ponto de fornecimento de água; ter potencial de perdas por vazamentos; apresentar grandes variações na pressão de distribuição e, ainda, possuir trechos com tubulações antigas.
O coordenador do Programa de Redução de Perdas de Água (PRPA) da companhia, o engenheiro Paulo Roberto Cherem, explica que o combate direto às perdas de água envolve a busca por alternativas, sem que seja preciso substituir todo o sistema. “Por isso, a região se configura como ideal para os estudos, inclusive com redução de custos para viabilizar o projeto”, declara. Ele prevê, para maio deste ano, o início do controle inteligente da pressão na região do bairro Cristais, responsável por 25% das ligações de Nova Lima.
<>Paulo Roberto Cherem - Coordenador
do Programa de Redução de Perdas
de Água (PRPA)|left>>Segundo Cherem, a Copasa é a empresa de saneamento pioneira no desenvolvimento dessa metodologia no país. “É importante estarmos sempre buscando novas tecnologias que podem influenciar positivamente nos resultados da empresa, sobretudo na melhoria da prestação de serviços aos clientes”, afirma.>
O projeto faz parte do convênio de cooperação técnica com duas empresas alemãs – VAG-Armaturen GmbH e a SebaKMT – especializadas em controle de pressão e pesquisa de vazamentos. Assinado em dezembro de 2006, o acordo prevê o fornecimento gratuito de equipamentos, tecnologias e assistência técnica para o Programa de Redução de Perdas de Água.
Durante a visita, Paulo Roberto Cherem, a gerente do Distrito Alto Rio das Velhas, Eneida Magalhães de Lima e o engenheiro civil Luciano Guerson Andre, apresentaram à equipe, o projeto e a metodologia de detecção de vazamento e controle de pressão. Os engenheiros da VAG-Armaturen, Thomas A. G. Kraetzig e Philipp Schmidt, fizeram uma demonstração de leitura, em tempo real, da pressão no sistema, com o recebimento de dados via GPS, a partir de pontos remotos na rede.
Inteligência - Os dados da pressão no ponto remoto são transmitidos, via telefonia celular, para um computador no escritório central. As informações são enviadas para a válvula inteligente de controle de pressão, que se reposiciona e regula a pressão no sistema, reduzindo, assim, a incidência de novos vazamentos e o volume de água perdida.
Dentro do planejamento dos projetos especiais do PRPA, está também, o desenvolvimento de metodologia de trabalho com uso de equipamentos de detecção de vazamentos não visíveis. Paulo Cherem explica que, nesse caso, “são utilizados sensores programáveis acústicos (logers), que definem uma região com ocorrência de vazamento. Já a localização do ponto mais provável do vazamento é determinado por um outro equipamento denominado correlacionador de ruído. A localização exata do vazamento é, por fim, obtida através do geofone, um medidor portátil de audição de ruídos na rede”.
O diretor Carlos Sobrinho enalteceu o trabalho da equipe e ressaltou o valor do projeto. “O resultado de iniciativas como essa é fundamental para a evolução da Copasa, fazendo com que a empresa ganhe visibilidade e abra novos horizontes”.
Válvulas inteligentes e sensores instalados
na rede distribuidora de água