A Copasa consciente da importância de investir em projetos sociais já tem história na construção da transformação social. Desde 1979, a empresa é parceira das entidades filantrópicas mineiras através do Projeto de Concessão de Subvenção a Entidades Filantrópicas, que destina 0,6% de seu faturamento mensal para o mesmo.
O Projeto concede descontos de até 50% nas tarifas da Copasa, às entidades filantrópicas, sem fins lucrativos, que comprovem a sua natureza, mediante documentos oficiais de registro expedidos por órgão público Estadual, desde que, enquadradas nas exigências estabelecidas nas normas da empresa.
Atualmente, são contempladas pelo benefício 219 associações beneficentes, 99 hospitais, 83 creches, 52 abrigos, 48 APAES, 38 lares e 23 conselhos da Sociedade São Vicente Paulo, alem de outros 23 asilos, perfazendo um total de 597 entidades.
Uma das entidades beneficiadas pela subvenção da Copasa é a Creche Nosso Abrigo, em Belo Horizonte. A entidade acolhe 85 crianças de dois a nove anos durante o dia. Na entidade, as crianças recebem aulas de educação infantil além de orientações sobre respeito ao meio ambiente, cultivo de hortaliças e outros.
De acordo com a coordenadora da entidade, Maria Elisa Cabaleiro Rodriques “o apoio da Copasa é de fundamental importância no nosso dia-a-dia, pois nos permite direcionar mais recursos para o atendimento a essas crianças que já são carentes de muitas coisas, sobretudo do lado emocional. Juntando nosso esforço, o apoio da Copasa, e ainda a qualidade da água que recebemos, temos conseguido fazer algo de bom por nossos semelhantes”.
Tarifa Social
Além de entidades filantrópicas, a Copasa também concede, desde 1994, a tarifa social para clientes residenciais que moram em imóveis com área construída de até 44 metros quadrados. Nesta categoria a empresa beneficia cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o Estado.
Direcionar programas e ações para garantir água e serviços de esgotamento sanitário aos segmentos mais carentes da população de Minas representa melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
As entidades filantrópicas não contempladas com a subvenção podem solicitar mais informações entrando em contato com a agência de atendimento da companhia na respectiva cidade. O mesmo acontecendo com os clientes que estiverem com dúvidas sobre a obtenção da tarifa social.