A unidade da Copasa em Montes Claros está desenvolvendo uma série de ações que visam a redução de perdas no sistema de abastecimento de água e no uso da energia, além da melhoria do controle ambiental. As ações integram o Programa de Modernização do Setor de Saneamento, implementado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Montes Claros foi uma das 10 cidades brasileiras selecionadas para participar do projeto demonstrativo “Com + Água”, cujo objetivo é o “Gerenciamento Integrado das Perdas de Água e o Uso Eficiente da Energia Elétrica”.
O estudo pretende avaliar o grau de eficiência das medidas implantadas nas cidades selecionadas para o programa, que vão servir de modelo para modernização dos sistemas de abastecimento de água de todo país, sendo observadas, principalmente, as questões relacionadas à eliminação do desperdício e à gestão ambiental. No Brasil, atualmente, o índice médio de perdas nos sistemas de abastecimento de água é de 40% e o programa visa diminuir esse percentual.
A seleção dos 10 municípios foi feita através da chamada pública do Projeto de Gerenciamento Integrado de Perdas de Água e Energia – “Com + Água” - do Ministério das Cidades -, abrangendo municípios que possuem de 10 a 180 mil ligações. Participaram da concorrência operadoras de sistemas públicos de abastecimento de água de todo país, que, entre outros requisitos, se comprometeram a modernizar os serviços, buscando a redução de perdas reais e aparentes e o aumento da capacidade de investimento.
O projeto da Copasa para Montes Claros prevê a substituição de redes antigas, a implantação de modernos equipamentos e a implementação de rotinas de trabalho mais eficientes, com objetivo de reduzir vazamentos e ligações clandestinas. A meta é minimizar as perdas e garantir o uso racional da água. Este projeto envolve ações de mobilização com a participação da comunidade. Todas as medidas são acompanhadas e avaliadas por uma equipe de consultores do Ministério das Cidades.
Os trabalhos já estão em andamento e deverão ser concluídos até o fim do primeiro semestre de 2008. A partir daí, será divulgado um relatório, indicando as ações mais eficientes para a redução do desperdício, a serem usadas nos sistemas de abastecimento de água de todo país.
Medidas implementadas
O projeto-piloto de redução de perdas está sendo desenvolvido em três áreas de Montes Claros, escolhidas por questões técnicas: os bairros Melo, Todos Santos e o Centro da cidade. Na prática, entre outras ações, estão sendo substituídos registros, redes antigas, instalados macro-medidores e válvulas redutoras de pressão. Funcionários da Copasa fazem um acompanhamento, com medições constantes, avaliando o índice de vazamento e quais são as intervenções necessárias para a redução das perdas.
Substituição de redes na área central
Ainda dentro do projeto de redução de perdas, a Copasa irá substituir toda a tubulação antiga do sistema de abastecimento na área central de Montes Claros. A intervenção será feita, tendo em vista que a rede existente tem mais de 50 anos, e está muito depreciada. O investimento é da ordem de R$ 7 milhões. O processo de licitação foi aberto e a previsão é que as obras sejam iniciadas até janeiro.