A Copasa promoveu, recentemente, um encontro, com representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Belo Horizonte, para entender mais sobre o Sistema de Gestão de Serviços de Campo (SIGES), em fase de implantação na companhia paulista. O SIGES, será utilizado para execução de serviços operacionais de atendimento ao cliente.
Este evento dá continuidade a outros já realizados pela Copasa para reunir informações que propiciem o aprimoramento do seu Sistema de Atendimento Integrado (SATI), utilizado na gestão operacional de serviços, sobretudo, aqueles diretamente ligados aos clientes.
Buscando o intercâmbio de experiências sobre o assunto, a Copasa também realizou encontros com outras companhias, como por exemplo, a Sanepar, empresa de saneamento do Estado do Paraná e a Cemig - Energética de Minas Gerais.
Segundo Mário César de Sá Horta, gerente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (DVPD), a Copasa está buscando alternativas tecnológicas e novos procedimentos operacionais com reflexos no atendimento aos clientes. “Devemos analisar a viabilidade e sustentabilidade dos projetos apresentados e absorver o que for melhor para aprimorar a qualidade de nossos serviços”, afirmou.
O diretor de Meio Ambiente e Novos Negócios (DMA), Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho, participou do encontro e ressaltou o esforço das companhias de saneamento do país em padronizar os seus serviços. “O compartilhamento de informações é muito importante para esse processo. A Sabesp é uma parceira que traz alternativas e nos ajuda a customizar uma solução”.
Nesse contexto, o superintendente de Apoio Técnico (SPAT), Guilherme Frasson, citou a necessidade de atender às demandas da sociedade, buscando maior agilidade com menores custos. “O nosso objetivo é simplificar as rotinas e padrões gerenciais de processos. Além de agregar versatilidade ao sistema e disseminá-lo de forma rápida e objetiva a todas as unidades da companhia”.
Para Wagner Manzatto, técnico de Serviço de Saneamento da Sabesp, o interesse da Copasa em agregar novas tecnologias e o intenso diálogo estabelecido com outras empresas, demonstra o respeito da companhia pelos seus clientes.
Como parte das inovações, a Copasa está implementando um projeto de reestruturação e modernização do SATI para ampliar o acesso do cliente à empresa. O projeto visa padronizar e racionalizar os procedimentos de atendimento, por meio da implantação de novas tecnologias que vão agilizar o deslocamento de equipes operacionais e melhorar a integração dos setores.