A Copasa iniciou, esta semana, a terraplanagem da área onde será construída a Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, da cidade de Alfenas. A previsão para conclusão desta etapa é de 50 dias.
Ao todo, serão investidos cerca de R$ 32 milhões. Entre outras obras, está incluída a implantação de 46 quilômetros de redes coletoras e interceptoras; padronização de mais de duas mil ligações prediais; e construção da ETE, que terá capacidade para tratar 35 milhões de litros por dia.
Para o engenheiro da Copasa, Márcio Resende, com essas obras, a Copasa vai contribuir com a revitalização dos córregos Boa Esperança, Chafariz, Estiva, Pântano, Pedra Branca e Vale do Sol, e, como conseqüência o Lago de Furnas.
O tipo de tratamento utilizado será o reator anaeróbico, seguido de filtros biológicos, atende à legislação ambiental e é semelhante ao utilizado na capital mineira. O grau de eficiência da ETE é superior a 90% com relação à remoção de carga orgânica de poluição. A previsão para a ETE entrar em operação é agosto de 2008.
Em Alfenas, a Copasa é responsável pelos serviços de abastecimento de água, desde 1974, e pelos serviços de esgotamento sanitário, em 2003. A população atendida no município, atualmente, é de 72 mil habitantes.