Com a presença do Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, nesta sexta-feira, 13.07, será realizado mais um encontro regional no nordeste de Minas, que vai permitir a prefeitos e lideranças locais, conhecerem em detalhes a Copanor – “Copasa – Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A”, subsidiária da Copasa, criada pelo Governador Aécio Neves, para permitir a universalização dos serviços de água e esgoto na região.
O encontro será realizado na cidade de Pedra Azul, no Parque de Exposições, das 10 às 13 horas. Os presidentes da Copasa, Márcio Nunes, e da Copanor, Márcio Kangussu, diretores e técnicos das empresas irão apresentar a estratégia de atuação da subsidiária a lideranças da região de Almenara e Salinas, atingindo, desta forma, os 92 municípios dos vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Itanhém, Buranhém e Jucurucu, com as ações da primeira etapa do projeto.
A Copanor terá capacidade de atender com serviços de qualidade áreas onde ainda não foi possível resolver as questões de saneamento. Será adotado um modelo inédito onde haverá um sistema de solidariedade entre o cliente e a empresa: o Governo do Estado assume os investimentos e o usuário pagará apenas pelo custo do serviço.
Outra inovação que será adotada pela Copanor é a utilização de um modelo tecnológico e organizacional que permita o aumento da eficiência e a redução de custos operacionais.
Com isso, Minas dará mais um exemplo ao Brasil de que é possível reduzir as desigualdades regionais e criar um modelo sustentável de atuação, visando garantir os serviços de saneamento para as comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), confirmando que o Estado é hoje um modelo de eficiência no setor de água e esgoto.
Durante o encontro, o Presidente da Copasa e equipe irão explicar detalhadamente a Copanor e, também, ouvir prefeitos e lideranças sobre as expectativas da região, esclarecer dúvidas e analisar sugestões.
Com investimentos previstos de R$ 545 milhões, de recursos do Governo do Estado, serão atendidas 613 localidades com serviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, incluindo tratamento, beneficiando aproximadamente, 390.000 habitantes.