Representantes de secretarias estaduais de 12 estados brasileiros visitaram, na sexta-feira (13.07), as dependências da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas. A atividade fez parte da programação do 2º Encontro do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Saneamento, realizado no Hotel Mercure, na capital mineira.
“A ETE Arrudas é o nosso cartão de visita, no que diz respeito ao tratamento de esgoto. É um empreendimento de grande porte. Apresenta tudo que existe de mais moderno para o tratamento de esgoto”, afirmou o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Ricardo Simões. Durante a visita, os secretários puderam avaliar a qualidade do esgoto tratado e devolvido ao rio Arrudas.
A Copasa teve seu trabalho reconhecido e foi alvo de elogios. Para o secretário de Desenvolvimento Regional e de Política Urbana, Dilzon Melo, a Copasa é referência no setor, com grande capacidade de atrair investimentos. “Nesse sentido, a companhia é a melhor empresa do país, pela sua capacidade de atuação e conversão de dívidas em benefícios”, avaliou.
A secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Seli Pena, disse que a ETE Arrudas é um exemplo. “Um modelo para o Brasil inteiro. É uma estação que ajuda a valorizar o saneamento. A sociedade brasileira ainda não aprendeu a enxergar o valor dos equipamentos que tratam os esgotos e devolvem água limpa aos rios”. O subsecretário de Saneamento do Governo do Estado do Espírito Santo, Eduardo Calhau, também ficou impressionado com o que viu. “Nós pretendemos elevar a qualidade dos nossos serviços de saneamento e vamos nos espelhar nos trabalhos realizados pela companhia mineira. Não precisamos ter vergonha de copiar aquilo que é melhor”.
Debates e intercâmbio - O atual presidente do Fórum, secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Afonso Bandeira Florence, declarou que um conjunto de providências para o setor de saneamento será encaminhado ao Governo Federal. “Buscamos o fortalecimento político do setor em um período muito importante. Após mais de 20 anos de luta com a ausência de investimentos”.
De acordo com Ricardo Simões, o encontro ocorreu em um momento importante para a companhia. “A Copasa está realizando um programa extremamente ambicioso de investimentos. Pretendemos investir R$ 3 bilhões até 2010. Com isso, visamos universalizar os serviços de abastecimento de água e duplicar a oferta de serviços de tratamento de esgoto”, apontou. A empresa apoiou a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) na realização do encontro. A próxima reunião do fórum acontece dia 19 de agosto, em São Paulo.
ETE Arrudas – Uma das maiores e mais modernas estações de tratamento de esgoto do Brasil, a ETE Arrudas está localizada na região de Sabará e ocupa área de 63,84 hectares. Atualmente, ela atende 1 milhão de habitantes, mas pode ampliar para até 1,6 milhão de pessoas. O processo de tratamento instalado reduz em até 95% a carga de sólidos e a carga orgânica dos esgotos.