A Copasa entende que, para ser reconhecida como a melhor empresa de saneamento do país, precisa investir, continuamente, no desenvolvimento profissional de seus empregados. Desta forma, mantém, desde 1981, o Programa de Educação para formação no ensino fundamental e médio. No dia 20.07, as últimas três turmas receberam os diplomas do ensino médio, em solenidade realizada em Belo Horizonte.
Segundo o gerente de Educação Corporativa da Copasa, Carlos d’Ávila, os 44 empregados que concluíram o curso fecharam o ciclo do programa. “São 26 anos de parceria entre a Copasa e o Serviço Social da Indústria (SESI). Neste período, mais de 1,5 mil empregados passaram pelas nossas salas de aula. A nossa meta de atender todos os que tinham o potencial foi atingida”, comentou.
Durante a cerimônia, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Ricardo Augusto Simões Campos, representou a diretoria e, também, o paraninfo das turmas, o vice-presidente da Copasa, Herculano Anghinetti. "Essa é uma grande vitória. Tenham a certeza de que a Copasa vai precisar de pessoas que estão se desenvolvendo. São elas que vão continuar construindo a maior empresa de saneamento do País", afirmou.
Entre os empregados que receberam o diploma, estava o operador de sistema de abastecimento, Divino Antônio da Costa. Segundo ele, a oportunidade oferecida pela Copasa mudou a sua vida. "Depois de 29 anos fora da sala de aula, tive vontade de voltar a estudar. Na empresa, concluí o ensino fundamental e o médio. Hoje, me considero uma pessoa jovem e com vontade de crescer mais", disse. Em agosto, Divino Antônio vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) junto com a filha mais nova, de 17 anos.
Para a coordenadora do programa da Copasa, Rita de Cássia Belico, o investimento na formação dos empregados está diretamente relacionado à melhoria da qualidade dos serviços prestados. "Estamos promovendo o crescimento profissional e pessoal, formando melhores cidadãos. O retorno para a companhia é garantido", avaliou. Única mulher entre os formandos de 2007, Regina Aparecida Gomes, apoio administrativo da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa, comemora: "eu não acreditava, recebi o apoio dos colegas e fui até o fim e quero conquistar mais".