O presidente da Copasa, Márcio Nunes, e o prefeito de São José da Lapa, Delmo Antônio Pretinho dos Santos, assinaram, nesta quarta feira, 31/10, na sede da companhia, ordem de serviço para início imediato das obras e serviços do sistema de esgotamento sanitário do município.
Com recursos da ordem de R$ 8 milhões, as obras têm previsão para estarem concluídas, até outubro de 2008. Entre elas, está previsto a implantação de mais de oito quilômetros de redes coletoras e interceptoras; execução de 250 ligações prediais e a construção da Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, que terá capacidade para tratar cerca de 3,4 milhões de litros por dia.
Ao final das obras, a cidade de São José da Lapa, que foi emancipada há apenas 16 anos, terá condições de ter 100 % dos esgotos coletados e tratados, o que a colocará em destaque nacional no que diz respeito ao índice de saneamento básico. Mais 23 mil pessoas no Estado terão mais qualidade e melhores condições de vida.
Para Pretinho, a implantação do sistema de esgotamento sanitário em São José da Lapa chega em boa hora. “As obras marcarão a minha passagem pela prefeitura, durante o Governo do Aécio Neves”.
Presente também, na solenidade de assinatura do documento, o diretor Operacional Metropolitano, Juarez Amorim, disse: “essas obras significam mais um passo para a universalização do saneamento básico na Região Metropolitana de Belo Horizonte e, consequentemente, o cumprimento do programa estruturador do Governo de Minas”.
Na oportunidade também foi assinado convênio com o município, no valor de R$ 400 mil, para execução das obras de recomposição e pavimentação das vias públicas, decorrente dos serviços de manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.