O governador Aécio Neves participou esta terça-feira, 06/11, no Palácio da Liberdade, da solenidade de assinatura do contrato do programa para a prestação de serviços de água e esgoto entre a Copasa e a Prefeitura Municipal de Barbacena. O contrato vai beneficiar cerca de 40 mil moradores em 20 bairros da região noroeste da cidade, que fica localizada na Zona da Mata.
Com a assinatura do documento, a Copasa fica responsável pelo atendimento de 35% da população de Barbacena. Nas outras regiões do município os serviços de tratamento de água e esgoto continuam sendo prestados pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Barbacena (Demasa).
A Copasa investirá R$ 21,8 milhões em obras emergenciais em Barbacena. No sistema de abastecimento de água a companhia investirá 7,8 milhões, na construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de tratar mais de 11,2 milhões de litros de água por dia. Esta unidade ficará no bairro São Pedro. Também serão padronizadas 12 mil ligações nas áreas de atuação da companhia.
Além disso, ainda fazem parte do cronograma de obras no sistema de água, a construção de um novo reservatório de 1 milhão de litros, no bairro Diniz; um laboratório para realização de análises físico-químicas e bacteriológicas; e a implantação de uma adutora de água tratada.
Já na área de esgotamento sanitário, a companhia investirá R$ 14 milhões. Este montante será aplicado na construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com capacidade para tratar todos os esgotos coletados na região nordeste da cidade. Com isso, a Copasa estará contribuindo para a revitalização dos córregos Boa Vista, Frigorífico e das Lages. Também serão implantados quatro quilômetros de redes interceptoras e substituídos outros 30 quilômetros de redes coletoras.
Para o prefeito, Martins Francisco Borges de Andrada, este ato traduz um investimento de 30 milhões de reais que o Estado vai realizar em Barbacena na área de saneamento básico. “Com isso, acredito, estamos levando modernidade na gestão pública, especialmente no que se refere ao saneamento e a preservação ambiental, com grande repercussão na área de saúde e de infra-estrutura.” Ele ainda enfatizou que os investimentos vão solucionar de vez uma situação que aflige, a décadas, a região noroeste da cidade. “Uma região que sofre com atendimento precário de água e uma ausência total de esgotamento sanitário,” concluiu.

O Governador Aécio Neves encerrou a solenidade com um breve discurso. Disse que é preciso que compreendamos as demandas, sobretudo dos grandes aglomerados urbanos, para não deixarmos heranças perversas para o futuro. Finalizou enaltecendo o empenho pessoal do prefeito Martins Francisco, cuja capacidade de diálogo possibilitou a concretização deste ato.”