A Copasa participou nessa quarta-feira, 07/11, na Escola da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, da Audiência Pública que discute o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). O plano tem como objetivo estabelecer de forma regionalizada os objetivos e metas da administração pública para a Lei Orçamentária Anual, e orientar as ações governamentais nas áreas de saúde, educação, estradas, meio ambiente e segurança. O PPAG também prevê, por meio de Projetos Estruturadores, quanto e como o governo pretende investir, no período de 2008 a 2011.
Pela Copasa, os programas “Saneamento: Mais Saúde para Todos” e “Vida no Vale – Copanor” foram apresentados pelo diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Ricardo Augusto Simões Campos, e pelo presidente da Copanor, Márcio Kangussu, respectivamente.
Em sua apresentação, Márcio Kangussu mostrou fotos sobre a realidade do Norte e Nordeste de Minas, áreas onde a Copanor vai atuar. Nas imagens, crianças desnutridas e mulheres idosas com baldes de água na cabeça, uma realidade que, segundo ele, irá mudar com a chegada da Copanor. Márcio Kangussu explicou que a subsidiária, criada, este ano, pelo Governo do Estado, por meio da Lei Estadual 16.698, vai atender às regiões carentes nas bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha, São Mateus, Buranhém, Itanhém e Jucuruçu. “Com investimentos de R$ 545 milhões do Tesouro do Estado, a Copanor vai levar serviços de água e esgoto a 613 localidades, beneficiando cerca de 400 mil pessoas”, revelou.
Ele salientou, ainda, que os serviços prestados pela subsidiária terão o mesmo padrão de atendimento da Copasa, em todas as comunidades dessas regiões com 200 a 5.000 habitantes. “E com tarifas compatíveis com a realidade local”, garantiu. Márcio Kangussu reiterou que esta medida só será possível por uma série de ações que vão ser adotadas pela recém fundada companhia, como, por exemplo, ter suas receitas de tarifas utilizadas apenas para as despesas operacionais, sem lucro, além da utilização de tecnologia e profissionais da Copasa.
Já Ricardo Simões falou sobre como promover a saúde por meio da cobertura dos serviços de água e esgoto. Segundo ele, nos 612 municípios em que a Copasa atua, suas ações serão de expansão e implementação desses serviços. O diretor explicou que, além das cidades em que a Copasa é responsável pelo tratamento de água ou esgoto, a companhia trabalha em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) para a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água e de módulos sanitários. Esta parceria tem contribuído para a melhoria das condições sanitárias e de saúde das populações rurais e de cidades de pequeno porte.
Após as apresentações, Ricardo Simões e Márcio Kangussu ficaram à disposição das cerca de 40 pessoas presentes na Audiência Pública, respondendo a perguntas, recebendo sugestões e tirando dúvidas sobre os temas.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.